31 JUL 2014
EMEB "Franco Montoro" recebe minicidade para educação no trânsito

Desde a última terça-feira (29), os motoristas do futuro têm espaço para boas práticas em Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Transito, com apoio da empresa Porto Seguro, instalou na EMEB "Franco Montoro", a "Minicidade" para educação no trânsito.

A Minicidade é um espaço lúdico e educativo criado para incentivar o bom exemplo no trânsito. Agentes de trânsito realizaram a confecção da Minicidade com material de papelão e vinil até mesmo em horário de descanso.

Na Minicidade são desenvolvidas atividades gratuitas e destinadas a crianças entre 7 a 10 anos.

"A programação tem como objetivo conscientizar os futuros motoristas de forma bem divertida e agradável e fazer com que as crianças incentivem seus pais a respeitarem as leis de trânsito no dia a dia", explica o secretário municipal de Trânsito, o ex-delegado José de Almeida Sobrinho.

No circuito, a garotada recebe multas fictícias quando não cumpre a lei e incentivos ao corrigirem o erro. Os participantes assistem a um vídeo educativo que une personagens reais e desenhos animados em cenários coloridos para explicar, didaticamente, as principais regras de trânsito.

Para a coordenadora pedagógica da EMEB, professora Maria Lúcia Gavioli, este importante trabalho de formação dos futuros motoristas possui grande significado.

A aluna Sofia Veipert São Severino, de 8 anos, conta que "aprendeu a ir devagar, parar quando o guarda mandar e respeitar o pedestre em primeiro lugar".

O Projeto - O Projeto de Educação no Trânsito é dividido em dois momentos: Uma parte teórica e outra prática. Na aula teórica, ministrada por uma autoridade de trânsito, as crianças recebem orientações de conduta enquanto pedestres, ciclistas e passageiros de veículos.

Na sequência, as crianças visitam espaço lúdico e preparado para o aprendizado, tendo a oportunidade de conduzir um veículo (bicicleta) e de serem pedestres na Minicidade, seguindo as regras de trânsito que aprenderam.

Ao final das atividades, que duram aproximadamente uma hora, as crianças passam por um momento de reflexão em sala de aula com os professores. Por meio dessa iniciativa dos agentes de trânsito, pretende-se contribuir para a formação de motoristas mais conscientes e transmitir valores essenciais à preservação da vida.