31 JUL 2014
Alunos de escola rural têm Oficina de Cinema e Fotografia no contraturno escolar

"O cinema na escola, como exercício prático, constitui um movimento que coloca em jogo todos os conhecimentos já aprendidos pelos alunos, além de ressignificar as identidades e constituir outro modo de ver a própria vida, proporcionando um movimento de criação, imaginação, memória, encantamento e prazer".

A explicação é do coordenador pedagógico e responsável pela oficina, Luís Gustavo Guimarães, da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) 'Dona Carolina de Oliveira Sigrist', localizada no bairro rural Capivari, em Valinhos, sobre a realização do projeto Oficina de Cinema e Fotografia, aplicado entre os alunos do 3º ao 9º ano no contraturno escolar.

Nesta quinta-feira (31) pela manhã 10 alunos do 6º ao 9º ano estiveram na Praça Washington Luiz, região central do município, para finalizar o módulo I com a gravação dos roteiros, escritos pelos alunos coletivamente.

"Uma das histórias narra um acidente causado pela problemática do lixo nos grandes centros urbanos e a outra, apresenta de forma inusitada duas senhoras que dançam ao som do ritmo do funk valorizando este gênero musical na cultura brasileira", destaca o professor da oficina, que é membro do GEIE (Grupo de Estudos de Imagem e Educação) da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Além de escreverem os roteiros dos filmes, os alunos atuam, dirigem e operam as câmeras e outros dispositivos, como celulares. Um dos vídeos conta com a participação de duas funcionárias da escola, que foram convidadas a participar pelos alunos.

"Enquanto um grupo filma, outro encena, e a cada encontro, novas histórias são preparadas, além de estudarem técnicas próprias do fazer cinema. Eles também aprendem a trabalhar em grupo, levando em consideração que cada um tem uma função. Temos, por exemplo, o aluno que é o 'diretor' de cenas, outro responsável pela filmagem e os que fazem parte da atuação. É um trabalho bem divertido, pois um depende do outro", conta Luís Gustavo Guimarães.

A Oficina de Cinema e Fotografia da EMEB 'Dona Carolina de Oliveira Sigrist' é uma iniciativa pioneira na rede municipal de ensino do município. "Trata-se de uma atividade contínua, diferente de ações formativas pontuais deste gênero já realizadas nas escolas municipais", explicou o coordenador do projeto.

Segundo a diretora da EMEB, Regina Célia Santini, a oficina compõe o quadro curricular do Projeto 'Jovem em Ação' (Contraturno – Período Integral) da escola. O trabalho teve inicio neste ano letivo, com os alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º), e nesta semana alunos do fundamental I (3º ao 5º ano) iniciaram as atividades.

No módulo I, os alunos do 6º ao 9 º ano vivenciaram a experiência do primeiro cinema realizada pelos precursores Irmãos Lumière na França em 1896. Os primeiros filmes dos alunos utilizam a metodologia das oficinas Minuto Lumière, em que criam suas histórias ou registros do cotidiano gravando em um minuto, sem cortes ou edição.

Elogios – Nesta quinta-feira (31) enquanto captavam imagens na área central os alunos elogiaram o projeto. "Essas aulas são bem interessantes. Nunca tinha aprendido sobre criação de vídeos, tem sido uma grande oportunidade. Futuramente pretendo fazer aulas de teatro e, quem sabe, tentar carreira como atriz", contou a estudante Camila Freitas da Silva, de 12 anos, do 7º ano.

Já Lucas Mateus Rodrigues, também do 7º ano, afirmou: "Estou adorando as aulas de oficina de vídeo. O nosso professor passou muitos conhecimentos para nós. E temos a possibilidade de usar essas técnicas fora da escola, como por exemplo hoje que estamos gravando nesta praça. Essas aulas são muito divertidas".

"Todos os dias aprendemos um pouquinho. Estou adorando o curso e conhecer essas técnicas de filmagem. Foi algo que eu sempre quis e quero seguir alguma profissão sobre isso, e já aprendi algumas coisas bem interessantes", comentou a aluna Raquel Camilly da Costa, 12 anos, do 6º ano.