31 JUL 2014
Ação inédita da Prefeitura amplia o número de adoções de cães e gatos em Valinhos

Três cãezinhos abandonados e que estavam abrigados no Centro de Zoonoses ganharam um novo lar. Entre eles, os irmãos "Victor" e "Léo", ambos sem raça definida, e "Nero", um gracioso Cocker. Todos foram estrelas da campanha "Quem quer um amigo levanta a mão!", veiculada semanalmente na Imprensa Oficial do município de Valinhos, por iniciativa do prefeito Clayton Machado.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo, o número de adoções começou a crescer após a Prefeitura de Valinhos lançar a campanha inédita em sua mídia oficial, com o objetivo de incentivar a posse responsável e ajudar os animais do CCZ a encontrar um novo lar.

"A campanha 'Quem quer um amigo levanta a mão!' leva à cidade, através das páginas da Imprensa Oficial do município, imagens e dados de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. As imagens sensibilizam as pessoas", avalia Rita Longo.

A guarda civil municipal Marilene Alves, que adotou o Cocker, conta: "Quando eu abri a Imprensa Oficial, me apaixonei pelo Nero. Liguei rapidamente para o Centro de Zoonoses e fui até lá com o meu filho de 3 anos, que já chegou abraçando o cachorrinho. Não tive dúvidas para adotar", di sse a moradora de Valinhos.

Marilene Alves ainda elogia o tratamento que é dado aos animais que são abandonados e deixados a cargo do Centro de Zoonoses: "Eu tive a oportunidade de conhecer o local e foi perceptível o tratamento de qualidade que é dado aos animais", disse.

Sobre a decisão de adotar, Marilene afirma: "O Nero já havia sido vacinado, feito tratamento para pulgas e carrapatos, além de ter sido castrado e microchipado. Ele é um doce de cão, brincalhão e muito carinhoso".

Saiba Mais - A mídia oficial da Prefeitura de Valinhos também foi disponibilizada pelo prefeito Clayton Machado para todas as instituições que cuidam de animais abandonados. A campanha e a sua ampliação foram muito elogiadas pelo vereador César da Rocha, que atua há muitos anos nesse setor.

Na avaliação de Rocha, existem quatro pilares da causa animal: adoção, castração, identificação e conscientização. "Em paralelo a esta realidade, esta nova página na Imprensa Oficial, idealizada pelo prefeito Clayton Machado, representa a conquista de um dos pilares mais importantes da causa animal, pois é a adoção que dá um lar para o cão ou o gato que muitas vezes é abandonado na rua", comenta.

Castração – Outra ação da Prefeitura de Valinhos, conjunta das Secretarias de Saúde e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realizará a castração e identificação por microchip de 750 cães e gatos (fêmeas) gratuitamente.

A proposta de "Identificação e Controle da População de Cães e Gatos", consiste em cadastramento dos animais domésticos, que posteriormente serão castrados pelo serviço veterinário conforme agendamento realizado.

De acordo com a secretária da saúde, Dra. Rita longo, o controle populacional de cães e gatos é de grande relevância tanto nas ações de Saúde Pública como nas questões relacionadas ao bem estar animal, incluindo a promoção da posse responsável de animais.

Para o cadastramento, o interessado deve preencher uma Ficha de Inscrição nas Unidades Básicas de Saúde, munido de uma cópia do RG, CPF e Comprovante de Endereço, devendo ser residente de Valinhos.

Informações pelo Centro de Controle de Zoonoses: 3829.1252 / 3829.5675