31 JUL 2014
Prefeitura contratará UNIMED em caráter emergencial e estuda incrementar benefício

O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, voltou a reunir-se na tarde de ontem (30) com representantes de servidores municipais e anunciou a contratação, em caráter emergencial, por até 60 dias, da cooperativa de trabalho médico Unimed. Na última semana, a Unimed perdeu a condição de ser a operadora do plano de assistência privada da categoria, ao apresentar o maior preço (R$ 199,00 por pessoa) em pregão presencial.

O contrato com a Unimed vence no próximo dia 4 de agosto. O plano de saúde Samaritano venceu o processo licitatório com o melhor preço para o município (R$ 178,00 por pessoa). Segundo o procurador da Prefeitura, Thiago Capellato, a prorrogação, em caráter emergencial, tem o objetivo de permitir que os serviços então prestados pela Unimed se mantenham até que as questões burocráticas e legais sejam superadas. "Em outras palavras, nenhum tratamento de saúde será interrompido", ressalta.

Junto com a notícia do contrato emergencial, por até 60 dias, até a homologação do vencedor do pregão presencial, o prefeito de Valinhos também anunciou que estão sendo estudadas alternativas para atender o pleito dos servidores públicos. Dentre as possibilidades em estudo, através do Sindicato dos Funcionários Públicos, a Prefeitura analisa utilizar o benefício previsto no artigo 233 do Estatuto dos Servidores, para que a categoria opte pelo plano de saúde de seu interesse.

"A contratação da Unimed por credenciamento, como ocorreu em 2009, já não é mais aceita pelo Tribunal de Contas do Estado, o que levou a Prefeitura de Valinhos a promover o regular processo licitatório em que se sagrou vitorioso o plano de saúde Samaritano. Caso se consolidem os estudos da Prefeitura, a categoria passará a ter a opção de escolha de planos de saúde: aquele que é contratado pelo município e aqueles que forem conveniados pelo Sindicato", avalia o secretário de Assuntos Internos, Alcidney Sentalin.

Para o sindicalista Valteni Santos, "caso essa possibilidade se consolide, será uma conquista de todos nós: governo e servidores". Durante a reunião, os presentes ressaltaram o novo tempo de respeito e de diálogo vivenciado pelos servidores valinhenses. E enalteceram a forma como o prefeito zela pelo erário público, respeitando o menor preço de processos licitatórios, e construindo alternativas para atender também a reivindicação dos servidores municipais.