30 JUL 2014
'Rota da Educação' reforça sinalização no entorno da EMEB 'Dom Bosco'

Dentro do projeto de educação para o trânsito 'Rota da Educação', o prefeito de Valinhos Clayton Machado fez a entrega simbólica nesta quarta-feira (30) do reforço na sinalização viária no entorno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Dom Bosco', localizada no Jardim São Marcos.

O projeto 'Rota da Educação' é desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Transportes e Trânsito, desde o ano passado, em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras que administra o corredor da Rodovia Dom Pedro.

Valinhos é referência entre as 15 cidades participantes do projeto, pois é a única a aplicá-lo em todas as 40 escolas do ensino fundamental da rede municipal. Ao todo são mais de 5.400 alunos (2º ao 5º Ano) e 341 professores envolvidos.

Os conteúdos são passados dentro dos temas transversais de forma interdisciplinar e envolvem educação para o trânsito, Cidadania e Ética, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana. Para aplicação do programa, os professores passam por capacitações com técnicos da Rota das Bandeiras, que também fornece material didático, como livros didáticos, jogos e vídeos educativos.

O prefeito Clayton Machado salientou que o 'Rota da Educação' é mais um dos importantes projetos desenvolvidos na rede municipal de Valinhos. "Nossas escolas municipais se destacam na região", ressaltou, acrescentando que em nesse governo Educação e Saúde são prioridades.

Já o secretário da Educação, Danilo Sorroce, lembrou que "o trânsito mata mais do que qualquer doença no Brasil", por isso a importância desse projeto de educação para o trânsito com os alunos da rede municipal.

Para a coordenadora pedagógica da EMEB 'Dom Bosco', Lucimara Modesti Ribeiro, o reforço na sinalização ao redor da escola "contribuirá com mais segurança no trânsito e uma convivência mais harmoniosa entre motoristas e pedestres".

Sinalização – A sinalização de trânsito do entorno da EMEB 'Dom Bosco' atende solicitação da direção da escola e de condutores do transporte escolar, com o objetivo de oferecer mais segurança no trânsito.

Segundo a diretora de Trânsito, Cristiane Guimarães Pagnota, a sinalização realizada em parceria com a Rota das Bandeiras no entorno da escola envolveu repintura de faixas de pedestre, implantação de vaga para o transporte escolar, pintura de lombadas, faixa de canalização(zebrada) e placas de trânsito.

Durante a solenidade, foi promovida uma exposição de trabalhos (redações e desenhos) realizado em parceria com a família. Segundo a coordenadora do programa no município, Rosimery Eloi, os pais foram convidados a responder a enquete: "O que eu aprendi com meu filho".

"É uma escola muito engajada", destacou a coordenadora de Responsabilidade Social da Rota das Bandeiras, Marcela Rezende, acrescentando a importância desse projeto na educação e conscientização sobre o trânsito. "As crianças são multiplicadores de informação. É mais fácil o pai atender a um pedido do filho para colocar o cinto de segurança do que pela preocupação de ser multado", destacou a coordenadora.

Marcela Rezende lembrou ainda que as crianças de hoje serão os motoristas de amanhã. "É importante investirmos nessa geração para que tenhamos um trânsito mais seguro no futuro", ressaltou.

Rosângela Milanezi, mãe de uma aluna da EMEB 'Dom Bosco', contou que, com a participação no projeto 'Rota da Educação', a filha começou a prestar mais atenção na atitude das pessoas no trânsito. "Ela comenta quando as pessoas não respeitam a faixa de pedestre", contou.