30 JUL 2014
Pelo 2º ano, Valinhos participa do 'Atleta na Escola' para descobrir talentos esportivos entre estudantes

A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Educação e de Esportes e Lazer, participa a partir desta terça-feira (29) da etapa municipal do Programa de Formação Esportiva Escolar 'Atleta na Escola', promovido pelo Ministério da Educação.

A atividade, que tem por objetivo descobrir talentos esportivos entre os estudantes, conta com a participação de 610 alunos, na faixa etária de 12 a 17 anos, de 11 escolas municipais e uma estadual, que aderiram ao programa. Os alunos foram selecionados durante a etapa escolar realizada em junho.

O secretário da Educação, Danilo Sorroce, destacou o incentivo do governo Clayton Machado às escolas para a participação no programa. "Queremos estimular nossos estudantes à prática esportiva, em razão dos benefícios que o esporte traz para todos", destacou o secretário.

Nesta terça-feira (29), no Centro Esportivo 'Eledir Rosa de Amorin', no Jardim do Lago, foi promovida a modalidade atletismo, com a participação de 250 alunos, que disputaram as provas: corrida de velocidade, corrida de resistência, salto em distância e arremesso de peso.

Nesta modalidade, foram classificados três alunos por prova para a etapa estadual em data e horários a serem definidos. Os classificados nessa fase irão para a etapa federal.

Já no próximo dia 4 de agosto será promovida a modalidade vôlei masculino e feminino, envolvendo 360 alunos, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. As partidas serão realizadas no Ginásio Municipal 'Clemente José Marchiori'. Para a fase estadual, será classificada uma equipe por categoria.

A organização do programa 'Atleta na Escola' está a cargo da coordenadora da área de Educação Física da rede municipal, a professora Fabiani Cristina de Souza, e do diretor do Departamento de Ações para a Juventude da Secretaria de Esportes e Lazer, Cristiano Eduardo Belli, com o envolvimento de 10 professores de educação física e árbitros da SEL.

Segundo a coordenadora Fabiani Cristina de Souza, os alunos estão empolgados em participar dessa competição. "O objetivo maior é a participação e integração entre as escolas", destacou.

Atleta na Escola - A atividade é viabilizada pelo Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

No ano passado, 36 alunos se classificaram para a fase estadual do Programa de Formação Esportiva Escolar nas provas municipais, envolvendo os 140 alunos classificados na etapa escolar. A competição inclui as provas de atletismo de corrida de velocidade, corrida de resistência e salto em distância. O Governo Estadual, porém, não realizou a competição.