22 JUL 2014
Prefeito destaca que Festa do Figo e Expogoiaba são patrimônios culturais de Valinhos

"A Festa do Figo e Expogoiaba são orgulho para nossa sociedade e patrimônios culturais de nossa Valinhos", destacou o prefeito Clayton Machado durante as homenagens aos 52 fruticultores premiados na edição de 2014.

A cerimônia foi realizada no último sábado (19), no Pavilhão Industrial 'Antonio Palácio Neto', com a entrega de troféus e cartões de prata aos classificados nas modalidades 'figo roxo', 'goiabas branca e vermelha', 'uvas niagara rosada e branca', 'painéis da semana'; e 'menções honrosas'.

O prefeito ressaltou a importância de a Prefeitura investir na realização desses festejos. "Tem quem fala em 'gasto', porém considero investimento, pois as festividades projetam nossa cidade, levam lazer e alegria para as pessoas, além de contribuir com as entidades assistenciais e, principalmente, divulgar a fruticultura valinhense", explicou.

Clayton Machado agradeceu a todos que acreditaram e contribuíram com o sucesso das festas, que atraíram um público recorde de 413 mil pessoas durantes os 16 dias de eventos, entre 18 de janeiro a 2 de fevereiro, no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'. "Para 2015, nosso objetivo é fazermos uma festa ainda melhor", complementou o prefeito.

Já o vice-prefeito Luiz Mayr Neto enalteceu o novo modelo de festa implementado pelo atual governo, com o objetivo principal de resgatar a volta das famílias e dos turistas às festas. "A família e o turista compram frutas, se divertem e participam do sucesso da festa", disse, destacando a qualidade das frutas comercializadas e expostas durante os festejos.

O presidente da Comissão organizadora, o secretário da Cultura e Turismo, Wilson Ventura, agradeceu o apoio que recebeu, especialmente dos fruticultores, na organização das festas. "Foi o somatório de esforços - fruticultores, artesãos, muladeiros e Asserutil - que garantiu o sucesso das festas", afirmou.

Presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Alci Roberto Previtali salientou a importância da união de esforços, entre Prefeitura, fruticultores e entidades, para o sucesso das festividades. "Ano que vem estaremos juntos, tendo os produtores rurais como 'carro-chefe' da festa", conclamou.

Ação social – Após a entrega de troféus e cartões de prata, foi servido almoço preparado pelo grupo de voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, com alimentos comprados com recursos doadas por patrocinadores (Concessionária SHARK dos tratores Valtra, Concessionária Tietê dos caminhões Volkswagem e concessionária Fiat Allegro de Valinhos). A primeira-dama e presidente do órgão, Sueli Machado, destacou a importância dessa homenagem aos fruticultores. "Sem vocês (fruticultores), não haveria festa", enalteceu.

O Fundo Social homenageou com cartão de prata 35 fruticultores que colaboram com a barraca do órgão, por meio da doação de frutas que foram usadas nos shakes de figo e de goiaba e de figo com chantilly e com sorvete que foram comercializados durante as festas, cujas verbas arrecadadas foram revertidas para as ações sociais do órgão.

A animação musical da confraternização esteve a cargo da Orquestra de Viola 'Cultura Caipira', sob a regência de Robson Furioso.

A Prefeitura também premiou os fruticultores com insumos agrícolas e brindes. A organização da cerimônia de premiação contou com o apoio do Sindicato Rural de Valinhos, da Associação Agrícola de Valinhos e Região e do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A cerimônia contou ainda com as presenças do presidente da Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Pellegrini, e dos vereadores Popó, Kiko Beloni e Henrique Conti, e da rainha e princesas 65ª Festa do Figo e a 20ª Expogoiaba de 2014, Drielle Fracaroli, e Carolina Filigoi e Amanda de Oliveira Lopes, respectivamente.