22 JUL 2014
Prefeito credita conquista da UBS do Parque Portugal a Associação de Moradores

"Essa obra não começou agora. É resultado de um trabalho de longa data por parte da Associação de Moradores". Com essa homenagem, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, fez o lançamento da pedra fundamental da construção da 14ª Unidade Básica de Saúde (UBS), no último sábado (19), no bairro Parque Portugal.

Além de parabenizar a entidade, Clayton Machado incentivou os integrantes a continuarem lutando pelo bairro. O prefeito também enalteceu a família Walker pela doação da área de 2 mil m2, onde será construída a UBS, na Rua Abrantes, 550. "É uma família generosa, que tem aberto o coração para essa região", salientou.

Clayton recordou que a família doou também as áreas onde estão construídas a escola e a creche no bairro que, somadas ao terreno da UBS, totalizam 14 mil metros quadrados, que hoje valeriam em mais de R$ 4 milhões.

Com 278,93 m2, a unidade terá três salas para consultórios, sala de espera, recepção, sala de multiuso, farmácia, sala de vacina, sala de curativo, sala de procedimento, consultório odontológico, além de sala de expurgo, esterilização, copa/cozinha, administração e sanitários.

Os recursos para a obra são provenientes de convênio com o Ministério da Saúde, celebrado em 2011, no valor de R$ 408 mil e contrapartida da Prefeitura de mais R$ 215,6 mil. A previsão de término da obra é de 12 meses.

No local, serão oferecidas consultas médicas na especialidade de pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, além de assistência odontológica. Já por parte dos profissionais de enfermagem serão realizados acolhimento e consulta de classificação, pós consulta, consulta de enfermagem, aplicação de vacinas, curativos, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma, inalação e dispensação de medicamentos.

Saúde de excelência - A secretária da Saúde, Dra Rita Longo, lembrou que Valinhos recuperou a posição de destaque na Região Metropolitana de Campinas (RMC) na área da Saúde, acrescentando que, "apesar das dificuldades financeiras, o governo Clayton Machado dedica a maior parte do orçamento para a Saúde".

O vice-prefeito Luiz Mayr Neto destacou o crescimento da região do Parque Portugal. "Antigamente, se falava que o Parque Portugal nem estava no mapa de Valinhos. Mas, ele está sim. E é visto com muito respeito por nosso governo, que já entregou também a cobertura e ampliação da quadra da EMEB 'Marli Aparecida Borelli Bazetto'", complementou Mayr Neto.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental da UBS do Parque Portugal contou ainda com a presença dos vereadores Popó, Edson Batista, Dinho, Kiko Beloni e Lobo; do padre Alessandro e dos pastores Rui, Elias, Miro e Gastão; do representante da família doadora do terreno, Eduardo Walker; do presidente e vice da Associação de Moradores do Parque Portugal, Carlos Alberto Farias e Cristina Araújo dos Santos; do presidente do Conselho Municipal de Saúde Edmilson Martins, secretários e diretores municipais, além de moradores do bairro.