21 JUL 2014
Prefeitos da RMC solicitam ampliação da faixa 1 do "Minha Casa, Minha Vida"

O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, esteve nesta quinta-feira (17) em Brasília para solicitar a revisão dos valores utilizados para seleção de famílias no programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida. Clayton esteve acompanhado dos prefeitos de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas; João Fattori, de Itatiba; Benjamin Bill, de Nova Odessa; e José Roberto Zem, de Morungaba, além do diretor de Habitação de Nova Odessa, Tiago Lobo.

A comitiva entregou na Diretoria de Produção Habitacional uma moção com o pedido de ampliação da faixa de renda familiar para classificação na faixa 1 do programa, que hoje é de zero a R$ 1.600. A moção solicita que esse valor seja ampliado para R$ 2.172.

De acordo com Clayton, também foi proposta a revisão da inclusão de benefícios temporários na renda familiar. "Com o somatória de 13º salário, abono de férias e outras rendas eventuais que distorcem a renda mensal média recebida por estas famílias, muitas acabam sendo inabilitadas por conta de quantias irrisórias acima do teto estabelecido", afirmou.

Os prefeitos destacaram que muitas vezes estas famílias são prejudicadas. "Por conta de pequenas diferenças, estas famílias não conseguem o subsídio do programa e continuam sem ter condições de adquirir seus imóveis", completaram.

Recebidos pela diretora de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, os prefeitos tiveram a confirmação de que um estudo será realizado para adequação da faixa para os projetos contratados futuramente.