18 JUL 2014
Mesmo sem 2 modalidades, Valinhos se destaca nos Jogos Regionais de 2014

A delegação valinhense que disputou a 58ª edição dos Jogos Regionais, sediado em Itatiba, merece todos os elogios. Mesmo com duas modalidades a menos, que não foram inscritas pelos organizadores da competição, a cidade de Valinhos conseguiu medalhas e pontos que asseguraram uma posição de destaque.

As equipes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, compostas por cerca de 270 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e grupo de apoio, totalizaram 84 pontos na classificação geral. A delegação de Valinhos conquistou 44 medalhas, sendo 17 de ouro, 11 de prata e 16 de bronze.

O destaque das medalhas de ouro ficou para o atletismo PCD, que conquistou 9 medalhas, seguido da natação com cinco e karatê com uma.

"Mesmo em oitavo lugar da segunda divisão, nossos atletas registraram performance elogiável com muitas medalhas individuais e em equipe, como na edição de 2013" destaca o secretário de Esportes, Paulo Sabioni "Periquito".

Os atletas de Valinhos voltam agora suas atenções para os torneios previstos no calendário esportivo deste segundo semestre, dentre os quais estão os campeonatos estaduais e regionais que vem sendo disputados desde o início do ano.

Nove modalidades – Valinhos competiu em 16 modalidades, obtendo medalhas em nove, mesmo número que em 2013. Porém, neste ano, o município foi impedido de competir em duas modalidades, que tinham grandes perspectivas de medalhas. "Por uma falha da organização dos Jogos, que prejudicou Valinhos, não foram incluídas as modalidades Tênis de Mesa e Futebol Feminino, nas quais somos fortíssimos", frisa Sabioni.

"A Juíza da 1ª Vara Cível concedeu liminar determinando a inclusão imediata de Valinhos nas competições dessas modalidades e mesmo assim a organização dos jogos preferiu não acatar uma ordem judicial, o que, com certeza, gerará novos desdobramentos jurídicos", acrescenta o secretário de Esportes.

Apesar de avaliar positivamente os Jogos Regionais, Sabioni acentua o valor da filosofia de trabalha da Secretaria Municipal de Esportes. "Nossa proposta massificar o esporte, criar uma cultura esportiva no valinhense e levar o esporte a todas as camadas sociais, com o máximo de opções, de maneira lúdica, recreativa e até mesmo competitiva", ressalta.

Pratas da casa – Sabioni também fez críticas a cidade que gastaram recursos públicos na contratação de atletas de outros municípios. "Os Jogos Regionais devem que ser ferramenta de integração entre as cidades, e de educação. Não pode prevalecer o ganhar por ganhar. E por acreditar nisso continuaremos a disputar os Jogos com atletas do nosso município, oriundos de nossas escolas de iniciação esportiva e de nossas equpes", enfatiza.

Segundo o secretário de Esportes, o atual governo de Valinhos "não contratará atletas semiprofissionais para maquiar resultados, vendendo à população um trabalho esportivo que por muitas vezes não está sendo realizado". E completa: "Se tivermos que ganhar os Jogos Regionais, será com atletas valinhenses, pois prefiro 100 jovens praticando esporte de maneira lúdica do que uma medalha de ouro".