18 JUL 2014
DAEV inicia captação do Córrego Ponte Alta com reforço de 10 litros por segundo

Entrou em operação nesta segunda-feira, dia 14, a captação emergencial do Córrego Ponte Alta, que reforça a água a ser tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) I, responsável por 50% do abastecimento de Valinhos. Técnicos do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) finalizaram os trabalhos de instalação de tubulações flexíveis, caixa de energia elétrica, poste e da bomba no início do mês e aguardavam apenas a ligação de energia da concessionária, que foi feita no dia 11. Três dias de testes revelaram que a captação fornecerá 10 litros por segundo.

O DAEV investiu cerca de R$ 200 mil nas obras de captação do Ponte Alta e do Córrego Invernada, próximo à Avenida 11 e Agosto, que está em fase final de instalação da parte elétrica e aguarda apenas a colocação da tubulação que vai levar a água bruta até a ETA I. A expectativa é que esta segunda captação emergencial entre em operação ainda neste mês.

Com o reforço das duas captações e as alterações do rodízio, os técnicos do DAEV acreditam que a economia de água chegue a 25% na comparação com o consumo registrado antes de 7 de fevereiro, data inicial do racionamento. Nos 160 dias completados nesta quinta-feira, 17 de julho, Valinhos economizou cerca de 20% da água consumida na cidade, ou mais de 1,1 bilhão de litros de água, quantidade suficiente para abastecer o município por 38 dias.