17 JUL 2014
Árvore símbolo da cidade de Valinhos, Jequitibá Rosa recebe novos cuidados

Árvore símbolo de Valinhos, tombada por lei, o Jequitibá Rosa - localizado na estrada que leva seu nome - passou por cuidados especiais nesta quarta-feira (16). Em parceria com o engenheiro agrônomo Jean Jaques Gallon, o Departamento de Praças e Jardins da Prefeitura de Valinhos promoveu a aplicação de fungicida no tronco e a adubação nas raízes para sanar problema fitossanitário na espécie.

Esta é a segunda vez nesse um ano e meio do governo do prefeito Clayton Machado que o Jequitibá Rosa – que integra um dos principais mirantes da cidade – passa por intervenção. "Essas ações visam prolongar a vida do Jequitibá e mantê-lo saudável", destacou o diretor do DPJ, o engenheiro florestal Raphael de Gasperi, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Segundo Gasperi, a árvore - que tem mais de 150 anos - estava com problema de broca severa, que chegou a causar um furo no tronco nas proximidades da abertura da copa, com vazamento até a base na raiz. "Com a primeira intervenção, efetuada em julho do ano passado, a cicatriz na base da raiz foi sanada, mas ainda persiste o furo nas proximidades da copa", explicou Gasperi.

"A nova intervenção teve por objetivo a aplicação de produtos para o fechamento do furo, para evitar que venha a ser um canal de infiltração de água e outros organismos que possam comprometer a árvore", complementou o engenheiro florestal. Este Jequitibá Rosa tem mais de 30 metros de altura e 20 metros de diâmetro.

Com o nome científico de Cariniana estrellensis, trata-se de árvore emergente brasileira da família Lecythidaceae. É a árvore-símbolo dos estados de São Paulo e do Espírito Santo. Seu porte e beleza fizeram com que seu nome fosse dado a cidades, ruas e palácios.