17 JUL 2014
Programa de podas de árvores atinge 40% de bairros de Valinhos

O programa de poda e remoção de árvores condenadas, promovido pela Prefeitura de Valinhos, já atingiu 40% dos bairros do município nesse um ano e meio do governo do prefeito Clayton Machado. A informação é do diretor do Departamento de Praças e Jardins, Raphael de Gasperi, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Segundo Gasperi, desde que bem feita, a poda é benéfica para as árvores, pois corrige problemas de formação e fitossanitários, contribuindo para o aumento e a qualidade de vida da espécie. Além desses benefícios para a própria muda, contribui para a prevenção de acidentes com a rede de energia elétrica e de quedas de galhos e da própria árvore. Atualmente, o município conta com 40 mil árvores plantadas em passeios públicos e praças.

O trabalho de podas e remoção é desenvolvido por duas equipes, que percorrem os bairros de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira e nos sábados pela manhã, elas atendem pedidos pontuais da população efetuados por meio do telefone 156 ou processos. Já no sábado à tarde e domingos, as ações ficam concentrados nas ruas e avenidas centrais, quando o movimento de trânsito de veículos é menor.

Atualmente, segundo Gasperi, uma equipe com cinco podadores e auxiliares percorrem a região do Jardim São Marcos, Santa Gertrudes, Jardim São Luiz e Bosque dos Eucaliptos. O trabalho deve prosseguir por mais 10 dias, de acordo com o diretor. Posteriormente, a equipe irá para o Jardim do Lago e Jardim Maracanã.

Uma segunda equipe, com dois podadores e ajudantes, finaliza dentro dos próximos 15 dias o atendimento a 92 solicitações pontuais de munícipes. Na sequência, segundo Gasperi, irá para os bairros Espírito Santo e Parque Portugal, onde deverá permanecer por 30 dias.

Já aos sábados à tarde e domingos, o trabalho é promovido na região central. Neste final de semana, será realizado na Avenida Francisco Glicério.

Sustentabilidade – Os troncos e galhos resultantes das podas e remoções, são triturados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos e, posteriormente, doados para a Associação dos Agricultores de Valinhos e Região, que os repassa para chacareiros que os utilizam na cobertura da fruticultura e horticultura.