17 JUL 2014
Valinhos está entre 29 cidades brasileiras que conquistaram nova certificação da ONU

Depois de ser considerada 'Cidade Resiliente', Valinhos agora também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o 'Marco de Ações de Hyogo', mais um instrumento que assegura a realização de programas para a redução de riscos de desastres. Valinhos foi uma das 29 cidades do País a receberem a certificação.

O 'Marco de Ações de Hyogo' faz parte do segundo ciclo do programa da ONU para cidades resilientes. Em agosto de 2013, Valinhos foi reconhecida pela organização como o município que tem capacidade de se recuperar de desastres com organização e ordenação em um espaço curto de tempo.

A entrega da certificação do segundo ciclo foi realizada durante o 1º Encontro Nacional de Cidade Resilientes, promovido em junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença de mais de 70 pessoas, entre gestores das cidades que aderiram à campanha, além de parceiros da iniciativa.

Pela Defesa Civil de Valinhos, estiveram presentes Atus Augustus e Claudinei José Capovilla, que receberam o certificado das mãos de David Stevens, assessor do Programa Sênior da UNISDR (Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres), da ONU.

Destaque nacional - O prefeito Clayton Machado comemorou o avanço inédito obtido por Valinhos. "É um certificado importante que comprova a seriedade do trabalho que desenvolvemos na área de Defesa Civil e que traz Valinhos, uma vez mais, a uma posição de destaque no cenário nacional, como cidade com capacidade de superar obstáculos frente aos eventos adversos", ressaltou.

Para o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Edilson Bruscalin, diversas ações realizadas pela Prefeitura foram determinantes para que o município recebesse o certificado, tais como a restruturação do programa agente mirins, com a inserção de novas instituições; a realização do Workshop de Cargas Perigosas com a participação de empresas; a compra de equipamentos para o órgão, como duas motosserra e novos uniformes para a equipe.

Cidades Resilientes - A campanha, iniciada em 2011, é constituída de dois ciclos e vai até o ano que vem, classificando os municípios numa pontuação que vai de um a cinco. A avaliação é realizada por meio do preenchimento de um questionário com 41 perguntas e a comprovação da adoção de ações para a redução de riscos de desastres. Esse diagnóstico revela os avanços e desafios dos municípios para se tornarem resilientes. Valinhos entrou na Campanha no ano passado e está no processo de conclusão da campanha até 2015.