06 MAI 2014
Valinhos realiza pré-foruns sobre juventude entre 12 a 16 de maio

O Brasil possui 51,3 milhões de jovens com idades entre 15 e 29 anos, segundo o Censo de 2010, representando 26,1% da população. Em Valinhos, a juventude é composta por 25.960 pessoas, correspondendo a 24,30% do total de moradores da cidade.

Para tratar sobre a realidade atual das novas gerações, a Prefeitura de Valinhos organiza o 1º Fórum da Juventude, ação que já estava anunciada no plano de governo do prefeito Clayton Machado.

Setores organizados da sociedade civil, como escolas e igrejas, estão sendo convidados a realizar pré-fóruns com a participação dos jovens entre os dias 12 a 16 de maio.

Segundo a comissão organizadora do Fórum, composta por representantes das secretarias municipais e sociedade civil, a proposta é que os diversos setores realizem discussões internas e localizadas sobre a juventude e sua relação com a cidade.

"Queremos que os professores, padres e pastores e demais líderes abram essa discussão com os jovens e busquem tirar deles o melhor", afirmou o chefe do Gabinete, André Luiz dos Reis.

Os temas sugeridos para discussão nos pré-fóruns são ética, moral, fé e religião, drogas, sexualidade, cultura de paz, lazer e entretenimento, cultura e esportes, educação, mercado de trabalho, tecnologia e outros.

Com base nas discussões, deverá ser elaborado um documento que precisa ser encaminhado à organização do Fórum, com o objetivo de dinamizar o processo de discussão nos dias do evento.

As propostas dos pré-foruns deverão ser entregues até 20 de maio na Secretaria da Educação para as escolas e na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para as demais instituições.

Espaço para o debate - O 1º Fórum da Juventude será realizado entre os dias 23, 24 e 25 de maio no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini',com atividades voltadas para toda família, tais como shows musicais, feira de profissões, debates e outras. A atividade integra as comemorações dos 118 anos de elevação do município à categoria de Distrito de Paz.

O prefeito destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade na realização do Fórum. "Nosso governo, por meio de várias secretarias, desenvolve ações voltadas à juventude, mas precisamos da participação da sociedade civil para ampliarmos o nosso trabalho. E espero poder contar com vocês", disse.

Visando difundir o espírito de solidariedade e cidadania, o Fórum será revestido de uma ação social. Os participantes poderão contribuir com um quilo de alimento não perecível que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, para atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Estão envolvidas diretamente no I Fórum da Juventude de Valinhos as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social e Habitação. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, pelo telefone 3849-8030.