05 MAI 2014
Programa 'Valinhos Digital' capacita diretores e coordenadores da rede municipal

Dando prosseguimento ao programa 'Valinhos Digital', a Secretaria da Educação de Valinhos está com inscrições abertas para o curso 'Letramento Digital para o Trabalho' dirigido para diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico da rede municipal de ensino. "O programa tem o objetivo de promover a inclusão e a formação para o uso positivo da tecnologia", destacou o secretário da Pasta, Danilo Sorroce, complementando que a atividade atende antiga reivindicação desses educadores que precisam utilizar a tecnologia no cotidiano do trabalho, mas não tiveram uma capacitação formal para isso.

Ao todo são oferecidas, gratuitamente, 28 vagas. As inscrições prosseguem até o próximo dia 15 no CAPI, localizado na Rua Gervásio José Marchiori, 51 , bairro Castelo, telefone 3871-2986. Segundo o coordenador do 'Valinhos Digital', professor César Augusto Gomes, o curso terá oito horas de duração, sendo quatro encontros presenciais e quatro à distância. As aulas presenciais serão no Polo da UFSCar (Rua Marino Costa Terra, 2.311 – bairro Santa Escolástica).

Haverá uma turma as terças-feiras, das 14 às 16 horas, entre o dia 20 de maio a 10 de junho, e outra as quartas-feiras, das 8 às 10 horas, entre o dia 21 de maio a 11 de junho. É necessário ter Notebook próprio ou da escola com sistema operacional Windows XP ou 7. O curso abordará, entre outros temas, os programas Word, Excel, Power Point, como ligar o projetor, como criar um vídeo para reunião pedagógica.

"Para chegar a esse formato fizemos uma pesquisa com os gestores, que responderam qual seria o grau de conhecimento em informática, bem como tarefas que precisam aprender e que ajudariam a melhorar o trabalho nas escolas, o que evidentemente vai refletir na melhoria da dinâmica de aprendizagem dos alunos", destacou o coordenador.

'Valinhos Digital' - "A gestão pública municipal busca unir recursos tecnológicos e de aprendizagem no ambiente escolar, oferecendo capacitação para que os professores da rede pública possam ensinar seus alunos a utilizarem a internet e as mídias digitais de modo consciente", destacou o secretário da Educação, lembrando que a implantação do 'Valinhos Digital' integra o programa do governo Clayton Machado.

Segundo César Augusto Gomes, o programa tem a finalidade de aproveitar os recursos digitais como uma ferramenta para a área pedagógica. "Buscamos aplicar na escola o que as novas tecnológicas podem oferecer a favor da aprendizagem. A escola do século 21 exige uma mudança, porque, hoje, muitos alunos tem celular, computador, notebook e tablet em casa e a professora não pode ficar apenas com o giz e o apagador porque a escola acaba ficando desinteressante para o estudante, o que só aumenta a indisciplina e diminui o aprendizado", explica.

Gomes destaca que a capacitação para o professor é uma necessidade porque, em muitos casos, lidar com novas tecnologias é um desafio para a geração que nasceu antes da década de 1980. "Os alunos são considerados nativos digitais porque eles aprendem a utilizar a tecnologia desde cedo, tudo faz parte do ambiente dele e desde a infância ele já se vale desses aparatos com desenvoltura. Já os professores veem de outra época, eles são os migrantes digitais, pessoas que não cresceram familiarizados com a tecnologia e passam a utilizá-la de forma mais constante na fase adulta".

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024