30 ABR 2014
SIM Valinhos: População elogia serviços da Farmácia 24 Horas

A Farmácia Municipal "24 Horas", localizada ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), tem sido alvo de elogios por parte da população valinhense. Inaugurada em março deste ano, juntamente com a UPA, os equipamentos públicos integram o sistema "SIM - Saúde Integrada Municipal".

Antes da inauguração da farmácia, a população tinha acesso ao CAFFI (Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico), com atendimento em horário comercial (segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas), onde eram atendidas cerca de mil munícipes por dia, com medicamentos, que eram fornecidos por meio de parceria entre Prefeitura e Governo Federal.

Com o lançamento do "SIM Valinhos", a situação mudou para melhor. "Hoje, com dois pontos de distribuição de medicamentos, a população encontra os remédios necessários para o tratamento indicado. "A Farmácia 24 Horas, ao lado da UPA, atende exclusivamente os pacientes pela Unidade de Pronto Atendimento, com antibióticos, xaropes, antialérgicos, entre outros", destaca o farmacêutico responsável pela unidade, Celso Eduardo Borges Ferreira.

"A ideia da criação desta farmácia foi brilhante. Antigamente eu tinha que comprar os remédios. Agora, passando pelo atendimento da UPA é só vir até aqui com a receita e pegar o medicamento com toda a facilidade", afirma Bianca de Oliveira Carvalho, que é moradora da cidade. E acrescenta: "Fiquei muito tempo fora da cidade e agora voltei a morar aqui. Observo que a cidade está mudando para melhor".

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo, a Farmácia 24 horas atua de forma muito eficiente. "No local, são atendidas em média cerca de 400 pessoas por dia. Os remédios só são entregues quando apresentada receita médica fornecida por um dos médicos do município. Além de receber os medicamentos gratuitos, os pacientes recebem todas as orientações necessárias. Hoje,o que era sonho para muitos usuários se tornou realidade em nossa Valinhos", afirma a secretária.

A Farmácia Municipal "24 Horas" está localizada na Avenida Gessy Lever, nas proximidades do Viaduto Laudo Natel, no bairro Lenheiro, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Mais elogios – Os usuários da Farmácia 24 horas, ao lado da UPA Valinhos, elogiam os serviços que vem sento prestados. "É ótimo ter essa atenção vinda dos funcionários da Farmácia. A gente se sente bem quando chega num lugar e é bem recebido. Além disso, é a terceira vez que passo por aqui e nunca tive problemas com falta de medicamentos", destaca a paciente Tereza Solinsque.

Já a usuária Antônia dos Santos Bafini ressalta: "Sempre que venho aqui na Farmácia da UPA sou bem atendida. Não tenho do que reclamar. É tudo muito rápido, atendimento excelente e sem filas".

O paciente Edielson Teodózio Gonçalves avalia que "a UPA foi um grande presente para a nossa cidade. É muito importante para nós, usuários, sermos tratados com respeito. Foi a primeira vez que passei pelo atendimento na farmácia e foi, sem dúvida, impecável. Recebi todas as orientações de como administrar o medicamento pelo farmacêutico da unidade", contou.