30 ABR 2014
Ação facilita e incentiva destinação correta de embalagens de agrotóxicos em Valinhos

O posto de recolhimento de embalagens de agrotóxico, que funciona às segundas e sextas-feiras, abrirá excepcionalmente no próximo dia 7, quarta-feira, a partir das 8 horas, para atender os agricultores da região da Fonte Mécia, Frutal e Capuava.

A ação da Prefeitura de Valinhos visa facilitar e incentivar a destinação correta dos materiais para proteção do meio ambiente. Também serão promovidas atividades educativas para a conscientização sobre a importância do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) durante a aplicação dos pesticidas nas lavouras.

Segundo o diretor Fernando Pinheiro, do Departamento de Apoio à Agricultura, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa coleta terá um diferencial. Como a região abrangida fica próxima ao posto de recolhimento permanente, os agricultores serão incentivados a levar os materiais ao local. Em outras áreas agrícolas mais distantes, durante essas ações especiais, foram montados postos volantes nos locais.

A ação no dia 7 será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio Departamento de Apoio à Agricultura, a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o apoio da Secretaria de Obras e serviços Públicos.

"Lembramos que é importante retirar o máximo de embalagens vazias da área rural, para reduzir os riscos de poluição e contaminação do meio e garantir a destinação correta aos recipientes", destacou o diretor Fernando Pinheiro, ressaltando que normas devem ser seguidas para a entrega das embalagens.

Segundo Pinheiro, as rígidas (litros e galões) devem passar por tríplice lavagem, serem perfuradas no fundo e as tampas serem entregues separadamente. Já as flexíveis devem estar dentro de outra embalagem plástica transparente, de preferência.

Todas as Embalagens recolhidas no posto de recebimento do Antigo Aterro Sanitário serão posteriormente retiradas pelo IMPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) do Governo do Estado.

Recolhimento permanente - Além dessas campanhas de incentivo à destinação correta das embalagens de agrotóxico, os agricultores do município podem fazer o descarte regular no posto instalado no antigo Aterro Sanitário do município, localizado à Rodovia Dom PedroI, Km 123, bairro Contendas – que funciona as segundas-feiras e sextas-feiras, das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Apoio à Agricultura pelos telefones 3871-1902 e 3871-1613