30 ABR 2014
Prefeitura de Valinhos envolve sociedade civil na realização do I Fórum da Juventude

Mais de 80 representantes de diversos segmentos da sociedade civil e dos poderes Executivo e Legislativo estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (30), no Hotel Fonte Santa Tereza, para participar da reunião de trabalho organizada pela Prefeitura de Valinhos visando a preparação do I Fórum da Juventude de Valinhos.

Educadores, conselheiros, religiosos e representantes de diversos outros segmentos da sociedade civil foram convidados pelo governo do prefeito Clayton Machado a participarem da organização do Fórum programado para os dias 23, 24 e 25 de maio no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini', dentro das comemorações dos 118 anos de elevação do município à categoria de Distrito de Paz.

O prefeito destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade na realização do Fórum. "Temos muitas ações voltadas através das diversas secretarias municipais, mas não conseguimos fazer todas as coisas acontecerem sozinhos. Precisamos da sociedade civil para que a cidade seja realmente um sucesso. E espero poder contar com vocês", disse.

O vice-prefeito Luiz Mayr Neto destacou que a implantação de políticas públicas voltadas à juventude faz parte do plano de governo da Administração Municipal. "Na campanha eleitoral, ao lado de Clayton, observamos que os jovens queriam muitas coisas que os políticos não faziam, como, por exemplo, a volta dos grandes shows à Festa do Figo", salientou, ressaltando a Carta de Compromisso com Juventude elaborada em 2012.

Já a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Regina Maura Daroz, pasta que lidera a organização do evento, juntamente com um grupo de trabalho composto por jovens e representantes das diversas secretarias municipais, destacou que essa intersetoriedade é um diferencial deste governo. "Avançar nas políticas públicas de atendimento à juventude é um desafio e queremos contar com o apoio de todos vocês", disse.

O vereador Rodrigo Fagnani, o Popó, disse que é função do Legislativo apoiar iniciativas como esse Fórum, que tem por objetivo discutir políticas públicas, "para que Valinhos ofereça melhor expectativa de vida para a juventude".

Também fizeram uso da palavra o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos (OMEV), pastor Iran Pimentel, e o pároco da Matriz de São Cristóvão, João Augusto Pezzuto. A reunião ainda contou com a presença dos secretários da Educação, Danilo Sorroce, de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, da Saúde, Rita Longo, de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, o Periquito.

Pré-fóruns - Abrindo a reunião, o chefe do Gabinete, André Luiz dos Reis, apresentou dados estatísticos sobre o município, tais como a população de jovens, números de veículos, motos, computadores por residência, celulares e outros. Atualmente Valinhos possui 25.960 jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, o que representa 24,30% da população.

Reis explicou que esses números estão diretamente relacionados com a situação dos jovens da atualidade. Ele lembrou que Valinhos é a 3ª cidade no Estado e a 6ª no país em relação a número de computadores por domicílios. "Hoje o diálogo com a juventude se faz por meio da tecnologia, e em Valinhos sabemos que temos esses instrumentos dentro das casas", complementou Reis.

Segundo o chefe do Gabinete, a proposta é que os diversos setores realizem entre o período de 12 a 16 de maio pré-foruns para discussão interna e localizada sobre a juventude e sua relação com a cidade.

"Queremos que os professores, padres e pastores e demais líderes abram essa discussão com os jovens e busquem tirar deles o melhor". Com base nas discussões, deverá ser elaborado um documento que deverá ser encaminhado à organização do Fórum, com o objetivo de dinamizar o processo de discussão nos dias do evento.

Os temas sugeridos para discussão nos pré-fóruns são ética, moral, fé e religião, drogas, sexualidade, cultura de paz, lazer e entretenimento, cultura e esportes, educação, mercado de trabalho, tecnologia e outros. As propostas deverão ser entregues até 20 de maio na Secretaria da Educação para as escolas e na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para as demais instituições.

Fórum – Segundo a coordenadora do projeto, professora Sidnéia Peixoto, o I Fórum da Juventude será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini", com atividades voltadas para toda família, tais como shows musicais, feira de profissões, debates e outras.

Visando difundir o espírito de solidariedade e cidadania, o Fórum será revestido de uma ação social. Os participantes poderão contribuir com um quilo de alimento não perecível que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, para atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Estão envolvidas diretamente no I Fórum da Juventude de Valinhos as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social e Habitação. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, pelo telefone 3849-8030.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024