30 ABR 2014
Valinhos recebe a 7ª Copa América de Taekwondo a partir desta quinta-feira

A Liga Nacional de Taekwondo, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos, promoverá de 1º a 3 de maio a 7ª Copa América de Taekwondo. A competição será realizada no Ginásio de Esportes Pedro Ezequiel, a partir das 9 da manhã (no primeiro e terceiro dias), e a partir das 11 da manhã (no dia 2).

A Copa América contará com a participação de atletas de todo o Brasil, competindo nas modalidades Kyorugui (combate entre dois atletas usando as técnicas de ataque e defesa); Poomse (movimentos que simula luta entre vários oponentes); e Duplas (combates realizados sempre entre dois oponentes).

A Liga também promoverá o 33º Curso de Capacitação e Qualificação de Instrutores e Árbitros durante os três dias de competição. Um diferencial este ano será o concurso "Miss Taekwondo", onde as atletas desfilarão beleza e elegância. Além de empolgar o público presente, também é de grande valia para quebrar a tensão dos competidores.

"Trazer a Copa Brasil de Taekwondo para Valinhos é uma grande conquista da modalidade, pois um evento como este deixa um grande legado para os munícipes praticantes do Taekwondo, com a troca de experiências esportivas" ressalta Paulo Sabioni 'Periquito', secretário de Esportes e Lazer.

Saiba mais - Taekwondo é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade, e chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.