30 ABR 2014
Campanha de prevenção ao câncer bucal avalia 100 usuários da rede de saúde de Valinhos

No último sábado (26), 'Dia D' da Mobilização contra a Gripe, foi realizada avaliação bucal em 70 usuários da UBS do Jardim Paraíso, em Valinhos. De acordo com a diretora do Departamento de Odontologia, Maria Helena Antoniazzi Krizak, desde o início da campanha de prevenção ao câncer bucal, cerca de 100 pessoas passam pela avaliação diariamente em todas as UBS's do município.

Os casos suspeitos estão sendo agendados para reavaliação e, caso confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento. "Reforçada durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, esta ação preventiva de câncer bucal já é realizada rotineiramente nos atendimentos odontológicos nas UBS's", explica Maria Helena.

A diretora ressalta ainda o aumento da incidência do câncer bucal nos últimos anos e cita como principais fatores de risco o álcool, o cigarro, o sol excessivo, a má higiene oral, as próteses dentárias mal-adaptadas, os dentes fraturados e as herpes tipo I.

"No autoexame da boca, as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias. Ao constatar qualquer alteração, a recomendação é procurar o dentista", explica a diretora.

Segundo a Secretária da Saúde Dra. Rita Longo o controle do câncer em nosso país representa, atualmente, um dos grandes desafios que a saúde pública, sendo fundamental a criação de mecanismos que promovam o encontro dos indivíduos com uma rede de serviços capaz de suprir essa necessidade.