28 ABR 2014
Prefeitura de Valinhos promove campanha de prevenção e detecção do câncer bucal

Os munícipes que procurarem as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) para tomar a vacina contra a gripe até a próxima sexta-feira (9) de maio terão a oportunidade de fazer também uma avaliação da cavidade bucal com dentistas da rede municipal. O principal objetivo é prevenir e detectar precocemente o câncer bucal, que é mais comum na faixa etária acima de 60 anos.

Dando sequência às atividades da Secretaria da Saúde, neste sábado (26), considerado "Dia D" da Mobilização contra a Gripe, haverá avaliação bucal dos usuários da UBS do Jardim Paraíso das 8 às 17 horas. Na oportunidade, os pacientes acamados inscritos no Programa "Melhor em Casa", também serão assistidos por meio de equipe de odontologia.

Os casos suspeitos de câncer serão agendados para reavaliação e, confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento. A avaliação, que será reforçada durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, já é realizada rotineiramente nos atendimentos odontológicos nas UBS's, segundo a diretora do Departamento de Odontologia, Maria Helena Antoniazzi Krizak.

A diretora ressalta o aumento da incidência do câncer bucal nos últimos anos e cita como principais fatores de risco o álcool, o cigarro, o sol excessivo, a má higiene oral, as próteses dentárias mal-adaptadas, os dentes fraturados e as herpes tipo I.

Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade. "No autoexame da boca as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias. Ao constatar qualquer alteração, a recomendação é procurar o dentista", explica a diretora.

Segundo a Secretária da Saúde Dra. Rita Longo o controle do câncer em nosso país representa, atualmente, um dos grandes desafios que a saúde pública, sendo fundamental a criação de mecanismos que promovam o encontro dos indivíduos com uma rede de serviços capaz de suprir essa necessidade. "Esta campanha organiza toda a linha de cuidado do paciente, desde a oferta do exame clínico até o exame de diagnóstico (biópsia), seguido de tratamento", acrescenta Rita Longo.

Para o Prefeito Clayton Machado esta ação vai ampliar o acesso ao diagnóstico da doença na rede pública de Saúde e a atuação da Prefeitura Municipal de Valinhos nesta frente visa ampliar a oferta de serviços odontológicos à população, integrando-os à política de responsabilidade, a inclusão e o cuidado com a vida humana.

Ação na rodoviária – Ainda dentro da programação especial da Secretaria da saúde, foi realizada nesta sexta-feira (25), atividade de orientação na Rodoviária, localizada na área central da cidade, com a participação de aproximadamente 350 pessoas.

A população que passava pelo local teve a oportunidade de receber dicas relacionadas ao câncer bucal. Uma equipe médica também foi disponibilizada no local para medir a pressão arterial. Algumas pessoas que passaram pela avaliação foram aconselhadas a procurarem uma UBS.

Curso de Atualização - Os cirurgiões dentistas da rede municipal de Valinhos participaram na última semana, de curso de atualização oferecido através de parceria da Prefeitura Municipal de Valinhos com a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

"A política de educação permanente da Secretaria da Saúde tem como objetivo promover processos formativos geradores da qualificação de práticas profissionais que contemple as necessidades de saúde dos usuários do SUS promovendo assim a atualização da formação e do desenvolvimento da equipe de saúde bucal", completou Rita Longo.