24 ABR 2014
A cada hora, dois pacientes de outras cidades da região são atendidos na UPA

Dos mais de 19 mil pacientes atendidos pela primeira UPA 24h de Valinhos durante os primeiros 40 dias de funcionamento da Unidade, 2212 são de outras cidades de região. Os números são do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e Educação (Inase), organização social responsável pela gestão da nova Unidade.

De acordo com o levantamento, a média de usuários de outras cidades atendidos pela UPA é de 55 pacientes a cada 24 horas de funcionamento da Unidade ou o equivalente a duas pessoas por hora.

Em primeiro lugar no ranking de usuários de outros municípios atendidos em Valinhos estão os campineiros: com apenas 40 dias de funcionamento, a unidade valinhense já atendeu mais de 2010 moradores de Campinas. Em seguida, aparecem moradores de Itatiba (36), Vinhedo (34) e São Paulo (24). Outros municípios como Americana, Capivari, Cosmópolis, Franca, Itaboraí, Itajubá, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia, Pedreira, Sumaré, entre outros, somam mais de 80 atendimentos.

"Sabemos que o alto número de campineiros é resultado da grande crise na área da Saúde enfrentada pela cidade vizinha, que tem sofrido com a falta de médicos em diversas unidades de atendimento, entre outros problemas. Apesar de sobrecarregar o atendimento, temos trabalhado para atender a todos da melhor forma possível e nunca mediaremos esforços para isso", afirma o vice-presidente do Inase, Dr. André Alonso.

Pediatria – No último dia 22, mais de 130 crianças foram atendidas pela equipe de pediatria da UPA de Valinhos. Conforme relato dos próprios pacientes, o número - que é quatro vezes maior que a média comum de atendimentos para a especialidade - é resultado da ausência de pediatras em hospitais particulares de Valinhos e das cidades vizinhas.

"A nossa média de atendimentos em pediatria é de 30 crianças por dia. Por isso, a alta procura da última terça-feira nos surpreendeu. Os pacientes alegaram que, mesmo com convênio particular, não encontraram pediatras de plantão em outros hospitais e, por isso, foram orientados a vir para UPA de Valinhos", ressaltou Dr. André.

UPA - Localizada na Av. Gessy Lever, nas proximidades do viaduto Laudo Natel no bairro Lenheiro, a UPA está instalada em um prédio com mais e 1.300m2 e conta com oito consultórios médicos, duas salas de classificação de risco, três salas de observação, uma sala vermelha, uma sala de isolamento, farmácia 24h, um laboratório 24h para a realização de exames de urgência e emergência e uma sala de raio-x digital.