24 ABR 2014
Competidores do Haka Expedition destacam potencial turístico de Valinhos

"A Serra dos Cocais é uma paisagem de grande beleza cênica, onde já existe uma tradição de escalada. A atual edição do Haka Expedition em Valinhos foi um sucesso e mostrou o grande potencial turístico desta cidade que é exemplo de São Paulo para o Brasil".

Com essa frase, competidores de todo o País teceram uma série de elogios ao município que sediou uma das mais difíceis e disputadas corridas de aventura do planeta. A edição 2014 foi realizada pela primeira vez em Valinhos, entre os últimos dias 18 e 21 de abril.

A prova, que reuniu competidores do Brasil e até mesmo do exterior, testou atletas de quatro modalidades com distâncias de 100 e 200 km de extensão. "Já participei de outras competições do Haka Expedition, e confesso, que me surpreendi com a estrutura que a Prefeitura ofereceu a este evento. O rapel e a escalada foram os momentos mais radicais da prova", apontou o atleta valinhense Rodolfo Martins, que participou da prova de 100 km.

Já o também atleta valinhense Fábio Barbizan, que participou da prova de 200 km, destacou: "Apesar de longo, o percurso tinha o planejamento muito bem adequado. Valinhos tem qualidade e área ambiental perfeita para realizar atividades deste porte. Acredito que após o sucesso do Haka Expedition, outras ações como esta serão realizados no município".

Para o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, a aventura de expedição tornará Valinhos pioneira da atividade em toda a região. "O objetivo do prefeito Clayton Machado foi mostrar o potencial de Ecoturismo e do Turismo de Aventura na Serra dos Cocais. Esses objetivos, sem dúvida, foram alcançados", declara.

Todas as ações, na opinião do prefeito Clayton Machado, "tiveram a finalidade precípua de propagar uma mensagem preservacionista sobre a Serra dos Cocais". Durante todo o percurso, os espectadores puderam ver toda a prova, com as belas paisagens da Serra, por meio de um telão que foi disponibilizado pela Prefeitura desde a largada, até a chegada dos competidores.