24 ABR 2014
Gestão Eletrônica chega à Rede Municipal de Educação de Valinhos no 2º semestre

Em um mundo cada vez mais tecnológico, integrar avanços em sala de aula ainda é pouco frequente e um grande desafio na maioria das cidades brasileiras. É exatamente esse desafio que a Rede Pública de Valinhos pretende introduzir já no segundo semestre deste ano. No próximo mês, por meio de sorteio, serão definidas as primeiras escolas a participarem da fase inicial de sua implantação de novidades tecnológicas.

As informações são do secretário de Educação de Valinhos, Danilo Sorroce. Segundo ele, "as novas tecnologias vão conferir maior visibilidade na esteira da preservação de arquivos, que, muitas vezes, necessitam de armazenamento detalhado e consultas rápidas. E, ainda trará facilidade e praticidade nas questões burocráticas e até mais segurança aos alunos".

Uma das novas ferramentas, segundo o secretário, terá por objetivo sistematizar a ação pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo, possibilitando o registro das observações feitas pelo professor em torno dos avanços e dificuldades apresentadas pelas crianças, no processo de construção do conhecimento.

Também terá como missão facilitar a parte burocrática das escolas, em registro de matrículas, transferências de alunos, além de aproximarem a escola dos pais de alunos, que passarão a receber mensagens frequentes sobre o desempenho de seus filhos via mensagens SMS.

"Todo esse processo constitui-se em fonte permanente de consulta no âmbito da escola, pois, através dele, será possível obter informações sobre o processo vivenciado de cada criança, transformando-se, assim, num valioso aliado que subsidiará as intervenções pedagógicas, bem como orientará os pais no acompanhamento da aprendizagem desses alunos", acrescenta Sorroce.

Gestão eletrônica - Ainda de acordo com o secretário de Educação, para que o novo projeto de Gestão Eletrônica cumpra com o seu objetivo ele tem como proposta ser atualizado cotidianamente e, os registros realizados tomarão por base as habilidades dos alunos ao processo de aprendizagem na Educação, considerando a faixa etária das crianças avaliadas.

"O que se pretende com este projeto é auxiliar tomadas de decisões por parte da equipe escolar, de modo a favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem típicos da faixa etária das crianças que frequentam a Educação Infantil", avalia Sorroce.

A implantação da nova ferramenta será composta por cinco fases, divididas em: indexação e captura dos dados dos alunos; validação manual dos dados; integração do modelo da ferramenta; implantação e configuração da ferramenta e treinamento do recurso. A primeira fase já está concluída e a segunda está prevista para começar na próxima semana.