24 ABR 2014
Saúde de Valinhos testa armadilhas para eliminar mosquito da Dengue

A Prefeitura de Valinhos está testando novos equipamentos capazes de atrair, prender e posteriormente eliminar mosquitos (fêmeas), como método alternativo de controle da Dengue. A informação é da secretária da Saúde, Dra. Rita Longo.

As armadilhas foram instaladas em setores da cidade com maior presença do mosquito transmissor da doença. Segundo Rita Longo, o equipamento funciona de maneira simples: as fêmeas do mosquito Aedes Aegypti são atraídas por um feromônio, e são eliminadas dentro do recipiente.

Até o momento (de janeiro até 2 de abril), são 45 casos confirmados na cidade, sendo 30 autóctones e 15 "importados". Somente no mês de abril, foram 17 casos confirmados, um número muito pequeno se comparado com a realidade regional.

"São várias as ações que contribuem com esse resultado positivo, dentre elas a busca ativa de novos casos de Dengue, juntamente com controle (eliminação ou inviabilização) de criadouros. Também estamos realizando a Operação Cidade Limpa, com o objetivo de eliminação de criadouros e limpeza da cidade", explica Rita Longo.

A situação de Campinas coloca toda a RMC em estado de alerta. A proximidade e o nível de interação entre as populações de Valinhos e Campinas exigem atenção redobrada por parte das autoridades de saúde e de todas as pessoas. Essa é uma guerra em que toda a população precisa estar alistada.

O setor de Vigilância Epidemiológica realiza palestras e orientações em escolas do município, comércio e empresas alertando quanto a métodos de controle do vetor transmissor.

Atenção - É importante lembrar que a armadilha não serve de combate ao mosquito. Para isso, é necessária a participação ativa da população, evitando, principalmente, o acúmulo de água parada. Veja algumas medidas:

• Descarte ou esvazie regularmente latas de metal, recipientes plásticos, vasos de cerâmica, pneus e outros recipientes que retêm água (incluindo latas de lixo) existentes em sua propriedade;

• Faça furos na parte inferior de recipientes recicláveis que são deixados ao ar livre, para que a água possa drenar;

• Limpe as calhas entupidas do telhado e remova todas as folhas e os detritos que possam impedir o escoamento da água da chuva;

• Mantenha as piscinas limpas e adequadamente cloradas; remova a água parada de coberturas de piscinas;

• Mantenha a sua caixa d'água muito bem tampada;

• Lave o recipiente de água do seu animal de estimação com sabão e água corrente pelo menos uma vez por semana. Troque a água diariamente.