24 ABR 2014
Educação e Cultura: Valinhos lança 2 novos projetos nesta 6ª no Auditório Municipal

"Uma iniciativa que pretende despertar o interesse pela leitura e contribuir para a imaginação das crianças em um ambiente cercado de possibilidades". Com esta frase, p Secretário de Educação, Danilo Sorroce, definiu o novo que a Prefeitura de Valinhos que lançará nesta sexta-feira (25), o projeto: "Onde Moram os Livros?".

O lançamento oficial será realizado no Auditório Municipal (Rua 21 de Dezembro, 66 – Centro), às 19h30, e contará com a presença da atriz mirim Klara Castanho, que atuou como "Paulinha", filha da protagonista Paloma, interpretada pela atriz Paola de Oliveira na novela "Amor à Vida".

Organizado em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de administração de espaços culturais do município – , as atividades do projeto visam valorizar a Biblioteca Municipal "Mário Corrêa Lousada", que receberá alunos dos terceiros anos da rede e também frequentadores do local a partir da próxima segunda-feira (28).

As atividades incluem contação de histórias, distribuição gratuita do livro "Tininha e a fada Lile" e bate-papo com o escritor. As visitas à biblioteca acontecem às segundas e quartas-feiras , de manhã a partir das 8h30 e a tarde das 14h30 até às 16 horas, em um período que se inicia neste sábado e prossegue até o próximo mês de junho.

Conversa com a autora - Os alunos participantes serão recebidos pela escritora Marlene Sabatini, que ficará à disposição para responder questões sobre seu processo criativo, bem como servir de estímulo ao hábito da escrita dos alunos. Posteriormente, Paula Negrão aguarda os visitantes, sobre uma colcha de retalhos, para uma contação de histórias. O momento tem o intuito de despertar a imaginação, o lado criativo e a paixão pela leitura e escrita.

Ao final da visita, as crianças recebem a publicação da Adonis, "Tininha e a fada Lile", escrito por Cristina Lazaretti, juntamente com uma carta-resposta, para que um texto, de autoria do aluno, seja produzido e enviado, e após seleção componha uma coletânea, que reunirá os melhores textos produzidos por meio do projeto.

A abertura do projeto "Onde moram os livros?" contará com participação da Orquestra de Violas Cultura Caipira, da renomada contadora de histórias Paula Negrão, da escritora Marlene Sabatini.

Viver Valinhos - Juntamente com o projeto 'Onde moram os livros?'ocorrerá o lançamento da obra 'Viver Valinhos', uma iniciativa da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos, com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), que levará até o fim de junho alunos da rede municipal à biblioteca pública municipal 'Dr. Mário Corrêa Lousada'. A atividade está marcada também para às 19h30 no Auditório Municipal.

A partir do projeto ecológico 'Viver Valinhos', lançado no ano passado, cerca de 1.600 alunos dos 4ª e 5ª Anos de 19 escolas municipais colocaram mãos à obra e produziram, em diversos gêneros textuais, respostas para a curiosa pergunta 'O que significa viver em Valinhos?'.

Os 70 textos selecionados que compõem a obra exaltam o carinho dos alunos com os bairros, espaços de lazer, pontos turísticos, paisagem natural e fruticultura. Ao longo das 140 páginas, ilustrações dão cores à viagem de memórias afetivas conduzidas pelas narrativas traçadas.