24 ABR 2014
Valinhos promove ação preventiva de câncer de mama voltada às servidoras municipais

Será promovida no dia 12 de maio, em Valinhos, uma ação preventiva de câncer de mama disponibilizada às servidoras municipais, com idade acima de 28 anos. A ação coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce através da realização de mamografia, capaz de mostrar lesões em fase inicial.

Para a realização do exame não será necessário pedido médico, mas as pacientes deverão contatar a Secretaria da Saúde pelo telefone 3829-5120 (ramal 5141) para o agendamento do horário de escolha, entre 7 e 19 horas.

O controle do câncer de mama, segundo a secretária da Saúde, dra. Rita Longo, segue como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção e cuidado da mulher. "O início desta ação com as servidoras municipais de Valinhos demonstra a preocupação do prefeito Clayton Machado com o bem estar destas trabalhadoras", diz.

De acordo com dra. Rita, a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo uma linha de cuidados voltados à saúde da mulher, tendo como um dos eixos a prevenção do câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) se apresenta como um dos mais incidentes na população mundial e brasileira com a previsão de 576 mil casos novos de câncer a serem diagnosticados no ano de 2014.

O exame de mamografia também é disponibilizado a mulheres de toda a rede municipal de Saúde a partir dos 40 anos, por meio de solicitação médica e em parceria com o Estado, disponibilizado através do programa "Mulheres de Peito", este voltado a mulheres de 50 a 69 anos através de demanda espontânea.

Novidades - "Esta realidade apontou para o desenvolvimento de uma linha de cuidados e para as ações a serem implementadas que resultará na criação do Centro de Referência a Saúde da Mulher e que futuramente deverá funcionar no antigo CAUE com o objetivo de oferecer subsídios para o avanço do planejamento e a realização de ações no contexto da atenção integral à saúde da mulher. Também desenvolvendo ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, em planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres atendidas", explica a secretária.