08 SET 2021
SAÚDE
Vigilância Epidemiológica de Valinhos tranquiliza população vacinada com lote da Coronavac em análise pela Anvisa
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, informa que a população vacinada com Coronavac, referente ao lote em análise pela Anvisa (informações detalhadas abaixo), deve ficar tranquila e, caso os vacinados no período inferior a 30 dias apresentarem alguma reação, devem comunicar a Vigilância Epidemiológica da cidade. Até o momento, nenhum caso de reação foi diagnosticado em todo o Estado de São Paulo. Em Valinhos, 2.331 pessoas receberam doses destes lotes do imunizante Coronavac. Este grupo pertence a vacinados a partir de 9 de agosto (1929 valinhenses) e 2 de setembro (402 valinhenses) no município. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu lotes da Coronavac que foram envasadas em uma fábrica não aprovada pela agência brasileira.

Segundo a V.E. de Valinhos, estes 2.331 valinhenses devem observar se apresentam algum tipo de reação e, caso aconteça, devem comunicar a Vigilância. Passados os 30 dias da data de aplicação, não há mais necessidade de estarem em observação. “Cidadãos que receberam as doses devem ser observados por 30 dias, como medida preventiva de segurança, no caso de Valinhos apenas os vacinados a partir de 9 de agosto e 2 de setembro, num total de 2.331 pessoas. As demais pessoas que foram vacinadas com os lotes, 8.580 valinhenses, não têm o que se preocupar”, afirmou a diretora da Vigilância, Claudia Santos.

Ela também informou que a V.E. mantém 510 doses do lote J202106039 em estoque, que está suspenso, aguardando liberação da Anvisa. Os lotes em análise aplicados especificamente em Valinhos são os de números: L202106038; J202106039; J202106033. Eles integram um conjunto de outros 23 lotes que tiveram a interdição cautelar pela Anvisa, em nível nacional, para distribuição e uso em razão da unidade fabril responsável pelo envase não ter sido inspecionada e aprovada pela Anvisa na Autorização de Uso Emergencial da vacina.

Controle de qualidade

O Governo do Estado de São Paulo informou nesta quarta-feira (8) que não foram registradas intercorrências com as doses da Coronavac presentes nos lotes suspensos pela Anvisa e que por meio da Secretaria de Estado da Saúde, monitora a situação dos imunizantes. Também que não registrou desde o último sábado (4), qualquer notificação de evento adverso com os lotes que haviam sido distribuídos e aplicados.

“Temos confiança quanto à qualidade, segurança e eficácia da Coronavac. O imunizante passou por rigoroso controle de qualidade e todas as doses distribuídas para a rede de saúde passaram por testes de avaliação e foram certificadas para o uso”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização.