31 JAN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Com cidade em estado de atenção Prefeitura de Valinhos mantém monitoramento e ações nos bairros mais atingidos pelas chuvas
Acumulado de 3 dias de chuvas é de 124,5 mm registrados na manhã desta 2ª feira

A Defesa Civil de Valinhos, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura, registrou na manhã desta segunda-feira (31), um volume de 21,3 milímetros de chuvas na cidade num período de 24 horas, das 7h00 deste domingo até as 7h00 de hoje. Com mais este registro, o acumulado nos últimos três dias é de 124,5 milímetros, mantendo o município em estado de atenção, denominado quando a marca neste período atinge acima de 80 milímetros. No atendimento à população dos bairros mais atingidos pelas constantes chuvas, é mantida a força-tarefa, determinada pela prefeita Capitã Lucimara, para o monitoramento diário das áreas de risco e ações de limpeza, principalmente nos pontos de alagamento.

Entre as ocorrências relatadas pela Defesa Civil houve 3 ocorrências de deslizamento de terra, sendo no Condomínio Jesus de Nazaré, com dois blocos evacuados num total de 17 famílias e 59 pessoas que, sob gerenciamento da construtora do condomínio, foram direcionadas a 2 hotéis na cidade, no Vale Verde, um deles numa altura aproximada de 10 metros de altura, que derrubou a parede do escritório de uma residência e outra queda de muro, sem vítimas.

Também teve registro de enchente do rio Capivari, no bairro Reforma Agrária, em que a residência ficou comprometida até à altura das janelas, com 7 pessoas que foram assistidas por moradores. Também próximo ao rio Capivari, outras residências foram comprometidas, sem vítimas, e continuam sendo monitoradas.

No balanço constam 2 pontos registrados de alagamento, um no Itajubá, que teve uma pessoa ilhada num carro e que foi resgatada, sem gravidade; o outro ponto no Country Club, perto do Etapa. A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura auxiliou nos 2 locais.

As áreas de riscos da cidade, que constam na Operação Verão da Defesa Civil, permanecem em monitoramento constante e sem incidentes. O número da Defesa Civil de Valinhos, para quaisquer solicitações, é 199 e o da Guarda Municipal 153.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos