10 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Medidas protetivas têm efeitos positivos, internações caem e Valinhos retoma aulas presenciais na próxima 2ª feira

Índices de internações em queda, redução na aceleração de novos casos e, sobretudo, queda no número de crianças contagiadas por Covid-19. Com este cenário, apresentado em dados pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Valinhos, e sustentado nas recomendações técnicas das secretarias de Educação e Saúde, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, anunciou nesta quinta-feira, 10, em reunião no gabinete com o secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli, vereadores e assessores, o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino a partir da próxima 2ª feira, dia 14.

“Quando anunciamos as medidas protetivas, no final de janeiro, somada ao anúncio, na semana passada, da prorrogação do retorno presencial das aulas, o objetivo era, exatamente, resguardamos a proteção de atendimento à Saúde dos valinhenses, já que os números despontavam, de modo rápido, um crescimento vertiginoso em novos casos, novas internações, incluindo crianças, conforme dados apresentados pela Saúde. Felizmente, com as medidas apresentadas, estes números começam a apresentar tendência constante de queda, o que possibilitou à Saúde a recomendação do retorno presencial das aulas dos alunos da Rede Municipal o que, imediatamente, acatei e determinei o comunicado aos pais e responsáveis”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Em 7 dias, o número de pacientes internados no Hospital Galileo caiu de 18 para 11, no total de leitos ocupados em Enfermaria e Uti´s Covid/SRAG. Ainda, na somatória total do número de pacientes nos 2 hospitais da cidade incluindo, portanto, a Santa Casa de Valinhos, a redução é de 15%, comparando a média de 57 pacientes em 7 dias anteriores ao número da quinta-feira, dia 10, quando o total caiu para 48. Embora a Santa Casa de Valinhos ainda apresente 100% na ocupação dos leitos de UTI Covid, o número de pessoas registradas na UPA em aguardo de vagas para internação em leitos de Covid/SRAG também reduziu, e muito, chegando no dia 22 de janeiro a 9 pacientes e, agora, na quinta, dia 10, apenas 1 pessoa.

A média de casos diários confirmados também regrediu. Enquanto o mês de janeiro fechou em 167 casos, em média, por dia, fevereiro apresenta uma média de 115, sendo que, na última quinta, registrou menos de 100 casos confirmados. Também há redução nas crianças que apresentam testes positivos de Covid: no dia 1º de fevereiro, 21 crianças testaram positivo na Upinha e na quinta, dia 10, 12 testes positivos, uma redução de 42%.

A Prefeitura de Valinhos tem, ao mesmo tempo, solicitado a participação dos pais e responsáveis para levarem seus filhos e filhas para a vacinação. Um novo ponto foi acrescentado, na EMEB Luiz Antoniazzi, que tem capacidade para vacinar até 1000 crianças por dia.

O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli, lembra que os cuidados devem continuar redobrados, seguindo os protocolos de uso de máscara, distanciamento e higienização permanente das mãos e, sobretudo, incentivar as crianças para a vacinação. “Valinhos tem, praticamente, todo os adultos e jovens acima de 12 anos vacinados, ao menos, com 2 doses e 50% destes com a dose de reforço, e aumentando este número dia a dia. Chegamos a 30%  de crianças vacinadas e precisamos avançar mais. A queda nas internações, na velocidade do contágio, sobretudo em crianças, são indicativos que permitiram nova recomendação à prefeita para determinar o retorno das aulas presenciais, mas os cuidados devem continuar”, afirmou o secretário de Saúde dr Gabriel Signorelli.

Cleber Magdalena, secretário de Educação, disse que as unidades de Ensino estão preparadas para o retorno presencial a partir da próxima segunda-feira, dia 14, com todos os protocolos necessários e proteção aos alunos e profissionais da Educação. O secretário, ainda, reforçou que os novos projetos pedagógicos que começam a ser colocados em prática tem, também, o compromisso de recuperar o conteúdo prejudicado nos anos anteriores, por conta da Pandemia.

Autor: Departamento de Comunicação- Prefeitura de Valinhos