11 MAR 2022
Defesa Civil e Fundação Florestal se preparam para Operação Estiagem
Com planejamento na Operação Corta Fogo em todo o Estado de São Paulo, também conhecida como Operação Estiagem, o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Marcos de Paula e equipe do órgão, se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 10, com o gestor do Parque Estadual da ARA (Assessoria de Referência Agrária) e da Estação Ecológica, Benedito Francisco de França, ambas áreas protegidas pela Fundação Florestal, para traçarem ações de planejamento e início de medidas de prevenção à incêndios nas matas, que tem maior incidência entre os meses de junho e outubro. A principal delas é envolver e treinar moradores, trabalhadores e produtores rurais para prevenir e combater focos de incêndio.

Conforme a Defesa Civil, estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica (causada pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.

Neste sentido, a reunião ocorrida nesta quinta-feira entre a Defesa Civil e a gestão do Parque Estadual ARA já começou a traçar ações de conscientização da comunidade, e no próximo dia 17, será a vez de envolver representantes dos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari. "O papel dos moradores locais é fundamental na prevenção e combate de incêndios, pois eles se tornam agentes multiplicadores de boas ações como conversar com os filhos, vizinhos, amigos de trabalho, entre outros, para alertar sobre os riscos e consequências do fogo em mata", explicou o diretor de Defesa Civil.

Na mesma linha, de forma global, a prefeita Capitã Lucimara determinou a criação de um grupo de ações emergenciais que englobará representantes de todas as secretarias municipais da Prefeitura, para atuar em situações de desastres e eventos adversos que podem causar grandes impactos na sociedade, e também criação de brigadas comunitárias de emergência em alguns bairros suscetíveis a ocorrências, como os rurais.

Crime
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, lembrou que a Lei Federal 9605/98 prevê multa e até prisão para quem atear fogo em mata, terrenos baldios e até para "limpar lixo", dependendo da gravidade do desastre causado.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos