24 MAR 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal recebem atualização sobre Leis

Dentro da proposta de aprimorar o atendimento da população de Valinhos no quesito segurança, inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal de Valinhos tiveram na manhã desta terça-feira, 22, uma palestra de atualização sobre legislação e liderança e gestão de pessoas. Participaram também o comandante da corporação, Aparecido Ignácio e o subcomandante Leandro Pereira.

De acordo com o comandante, essas aulas de reciclagem e requalificação técnica são constantes e importantes na Guarda Civil Municipal de Valinhos, já que periodicamente a legislação, seja Federal, Estadual ou Municipal sofre atualizações que precisam ser rapidamente transmitidas aos guardas, para melhor trabalho deles no dia-a-dia. "Na sequência, os inspetores e subinspetores, no início do turno, transmitem e atualizam os conhecimentos adquiridos junto aos demais guardas, completando o ciclo de atualização", explicou Ignácio.

Nesta atualização, foi abordada a Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), Lei 5.307/2016 (Plano de Cargos, Carreiras e Estatuto geral da Guarda Civil Municipal de Valinhos), Princípios da Administração Pública, Crimes contra a Administração Pública e também uma explanação sobre Liderança e Gestão de Pessoas, como profissionais em posição de destaque devem conquistar a confiança e o respeito das pessoas.

No mês passado, a corporação também recebeu requalificação abordando os temas procedimento operacional padrão, abordagem a suspeitos, uso gradual da forca, entre outros assuntos. "Nossa corporação produz muito conhecimento interno e externo, e sempre recebemos consultas de cidades que buscam informações conosco para aplicar em suas guardas municipais", acrescentou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.