26 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Plano de Segurança Integrado de Valinhos reflete na redução de 20% nos furtos e roubos de veículos

As diversas ações e investimentos que estão sendo implantados pela prefeita Capitã Lucimara na área de segurança, com destaque para os investimentos sobretudo no campo da inteligência, tecnologia e integração entre as forças de segurança da cidade (Guarda Municipal e Polícias Militar e Civil) estão refletindo positivamente na vida da população de Valinhos, conforme mostram os registros da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Segundo os números publicados no site oficial da pasta, nos primeiros cinco meses de 2022 houve uma queda de cerca de 20% no índice de furto e roubo de veículos com relação ao mesmo período em 2020 e 2021. Implantação do monitoramento de veículos por câmeras dentro do projeto do novo Centro de Operações e Inteligência, Operação Interior Mais Seguro em conjunto com a Polícia Militar, treinamentos dos guardas municipais, iluminação pública com lâmpadas de LED e demais frentes de trabalho são algumas das ações que estão refletindo no fortalecimento da segurança pública de Valinhos.

"Os números mostram que estamos no caminho correto para garantir a tranquilidade dos moradores da cidade, porém não podemos parar. O trabalho de implantação das câmeras para monitorar veículos e seus proprietários continua em andamento, e estamos fortalecendo a logística da Guarda Civil Municipal com aquisição de armas não letais, renovação da frota de viaturas e operações estratégicas e patrulhamento ostensivo. E também estamos ampliando a iluminação pública noturna com lâmpadas de LED, mais eficiente que inibe a ação de criminosos", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Sobre os dados estatísticos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, entre janeiro e maio deste ano foram registrados 87 furtos e roubos de veículos, 23 crimes a menos do que o registrado no mesmo período de 2021 e 2020. O furto de veículos foi a modalidade criminal que mais teve queda neste ano – 66, 27 ocorrências a menos que em 2021 e 22 a menos que em 2020 no comparativo. O Estado ainda não disponibilizou os dados de junho.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, Osmir Cruz, a redução nos roubos e furtos de veículos é um parâmetro para avaliar a segurança na cidade, já que o criminoso, na grande maioria das vezes, utiliza carros na prática de outras modalidades delituosas. "Em conjunto com a Polícia Militar estamos trabalhando dia a dia para fortalecer o patrulhamento ostensivo e impedir a ação de criminosos na cidade. E os investimentos públicos também refletem nesta realidade", destacou Cruz.

"A Guarda Civil Municipal e a segurança como um todo tem recebido atenção especial da gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy. Em breve estará em funcionamento o Centro de Operações e Inteligência da corporação, algo inédito na cidade, que permitira à corporação utilizar a tecnologia e inteligência como aliados para continuar no combate à criminalidade", explicou o comandante Aparecido Ignácio.

INVESTIMENTOS

Desde o ano passado, primeiro ano de gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy, houve um avanço no investimento na Guarda Civil Municipal e área de segurança. Começou a construção do Centro de Operações e Inteligência (COI), aquisição de armas não letais, requalificação dos guardas municipais, convênio com o Governo Federal para utilização do Córtex (sistema de informação que integra inúmeras informações de suspeitos e criminosos), operações quinzenais em conjunto com a Polícia Militar, Projeto Maria da Penha que prevê conjunto de ações em prol da proteção da mulher, reforço no patrulhamento das áreas rurais com nova viatura, instalação de pontos de monitoramento por câmeras, entre outras.