02 AGO 2022
MOBILIDADE URBANA
SEGURANÇA PÚBLICA
Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres de Valinhos prepara Fórum Municipal de Igualdade Feminina

A Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Valinhos está preparando a realização do 1° Fórum Municipal de Igualdade Feminina, para discutir ações públicas presentes e futuras que fortaleçam a proteção e bem estar da mulher. O andamento do planejamento da atividade se deu na reunião do órgão na manhã desta terça-feira, dia 2, na sede da Guarda Civil Municipal, que também apontou outros engajamentos dos setores públicos municipais para continuidade da defesa da mulher.

"A meta da minha gestão é ficar marcada na história de Valinhos como uma administração que se empenhou na promoção da proteção do público feminino em diversas frentes, e sempre peço aos secretários que tomem iniciativas neste sentido. O Fórum Municipal de Igualdade Feminina segue neste sentido, de despertar na sociedade discussões e ações para que o público feminino continue a ser respeitado e valorizado", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A reunião da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres teve a participação de representantes das Secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Esportes e Lazer, Mobilidade Urbana, Assistência Social, Cultura e Saúde, além da Ordem dos Advogados do Brasil e Clube de Mães.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, Marilene dos Santos, o Fórum Municipal de Igualdade Feminina vai acontecer ainda neste mês de agosto, porém sem data marcada, que deve ser divulgada nos próximos dias. "Além da programação do Fórum, também avançamos para promover um encontro de mulheres no Centro Comunitário do Jardim das Figueiras e outros assuntos voltados para a promoção do público feminino", destacou a coordenadora.

Alessandra Buffa, diretora de promoções culturais da Secretaria de Cultura, destacou que a Feira de Arte na Praça, que é realizada todo domingo pela Prefeitura de Valinhos na Praça Washington Luiz, está aberta para que a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres promova atividades em prol da proteção da mulher, que pode auxiliar no fortalecimento do respeito ao público feminino.

Recentemente a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, em parceria com Guarda Civil Municipal por meio do Projeto Guardiã Maria da Penha, aderiram ao Programa Acolhe, uma parceria com o Instituto Avon e a Prefeitura de Valinhos, para o acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica em todas as suas formas, violência física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.

O programa prevê, sem custos para a cidade, hospedagem e alimentação para mulher com até três acompanhantes (dependentes) de qualquer idade e sexo, por quinze dias, um serviço protetivo de caráter sigiloso para garantir a segurança das mulheres.

“Com mais esta iniciativa, o município busca colaborar com a proteção da mulher e dos filhos, garantindo um atendimento digno e com segurança. Não podemos mais admitir que uma mulher sofra violência de nenhum tipo de braços cruzados”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy que, em Valinhos, já tem adotados políticas de acolhimento às mulheres com medidas protetivas pelo Programa Guardiã Maria da Penha.