10 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Defesa Civil de Valinhos alerta para frio intenso na cidade
A Coordenadoria de Defesa Civil de Valinhos, alinhada com o Núcleo de Gerenciamento de Emergência do órgão estadual, emitiu um alerta nesta terça-feira, dia 9, informando que acontecerá forte queda de temperatura em algumas regiões do Estado de São Paulo, incluindo Valinhos. Estão previstas mínimas de 10°C e rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h na Região Metropolitana de Campinas.

"Com a previsão de rajadas de vento, solicitamos aos moradores que evitem deixar seus veículos embaixo de árvores, que podem ter galhos pequenos e grandes danificados com a força do vento e caírem sobre os carros. Além disso, se agasalhem para evitar doenças que atrapalhem a saúde e as atividades diárias", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Para esta quarta-feira, dia 10, são esperadas rajadas de vento nas faixas litorâneas de Santa Catarina e São Paulo, em decorrência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Esses dois sistemas meteorológicos mantêm o tempo instável e chuvoso ao longo do dia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nordeste do estado de São Paulo tem pequena possibilidade de formação de geada. Nesta quinta-feira, dia 11, a precipitação e a nebulosidade diminuem, mas o frio aumenta, com temperaturas que variam entre a mínima de 10°C e máxima de 15°C. A umidade do ar segue elevada, com percentuais entre 60% e 95%.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, segundo o diretor do órgão municipal em Valinhos, Marcos De Paula, pede atenção à população mais vulnerável, como crianças e idosos, para que se mantenham sempre agasalhados. Para proteção a pessoas em situação de rua, a orientação é ligar para o número 199, 153 ou ainda o 3869-3535.

Os animais domésticos também merecem atenção, proteja-os do frio. Jamais improvise aquecedores na residência, como por exemplo, velas acesas durante a noite, fogueiras e latinhas com álcool. Essas atitudes são muito perigosas e podem provocar incêndios", lembra a Defesa Civil.

Para receber os avisos e orientações, instale o aplicativo Alerta SP, disponível em todas as lojas virtuais, ou cadastre-se enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199, orienta a Defesa Civil.
Local: Valinhos