24 AGO 2022
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Prefeitura de Valinhos prossegue com capacitação dos professores para uso dos novos equipamentos de tecnologia em salas de aula
Novas turmas de coordenadores e professores das Escolas das EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) de Valinhos passam essa semana por treinamento para a utilização das lousas digitais. A ação da Prefeitura, com a coordenação das secretarias de Educação e Tecnologia e Qualidade, busca dar formação aos educadores para um melhor aproveitamento do equipamento durante as atividades e dinâmicas com os alunos por cada uma das disciplinas. O treinamento, que prosseguirá até o dia 13 de setembro, foi iniciado esta semana pela EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros.

De acordo com a prefeita Capitã Lucimara, também já está a caminho a formação dos educadores para o uso pedagógico de 130 projetores inteligentes, cujos equipamentos começam a ser preparados para instalação. Os projetores possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção. Para a prefeita, será uma nova oportunidade dos professores apresentarem conteúdos de forma mais criativa, aproximando-se do cotidiano dos alunos que já vivem na era digital.

“A formação continua dos educadores, em todas as necessidades pedagógicas, tem sido prioridade de nosso governo. Os investimentos em novas tecnologias que agora começam a se tornar realidade na rede municipal de nossa cidade, tem o objetivo de instruir os professores, que já possuem ampla capacidade acadêmica, sobre os ganhos e facilidades que os novos equipamentos permitem para agregar ainda mais qualidade ao ensino público municipal, com integração entre Tecnologia e Educação, tornando as unidades escolares de Valinhos espaços cada vez mais integrados e modernizados”, destaca a prefeita.

Os educadores presentes têm aprovado a nova lousa que será utilizada em dinâmicas com os alunos por cada uma das disciplinas. A formação é realizada de forma presencial e o curso realizado no Horário de Atividade Coletiva (HAC), conforme cronograma, previamente planejado com os coordenadores pedagógicos, sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos.

Além da EMEB do Jardim Pinheiros, a formação já foi promovida anteriormente para os profissionais de educação das EMEB’s Jerônimo Alves Correia (Jardim do Lago), Governador André Franco Montoro (Bom Retiro), Marli Aparecida B. Bazetto (Parque Portugal), Cecília Meirelles (Jardim Novo Mundo), Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari), Jorge Bierrembach de Castro (Parque das Colinas), Horácio de Salles Cunha (São Bento).

Já nesta semana, a formação está sendo realizada nas seguintes escolas, além da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, sendo: Jorge Bierrembach de Castro (Parque das Colinas), Horácio de Salles Cunha (São Bento), Vice-prefeito Antonio Mamoni (Jardim das Figueiras), EJA (Educação de Jovens e Adultos) Cecília Meirelles (Jardim Novo Mundo), Edina Aparecida Bampa da Fonseca (Reforma Agrária).

Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, outra vantagem que a tecnologia irá trazer para a Educação é que os conteúdos digitais a serem trabalhados pelos professores estarão interligados aos novos projetos pedagógicos implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos alunos.

“Acreditamos que os equipamentos digitais irão contribuir inclusive para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19. Por isso procuramos investir na tecnologia digital e também em outros setores tão quanto importantes, como as novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações que estimulam áreas científicas, a leitura, o raciocínio, a criticidade dos nossos alunos e um aprender mais envolvente e abrangente”, avalia a secretária.

Valinhos mais conectada

Além das lousas digitais interativas e projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação). Estes equipamentos fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área de Tecnologia para Educação e demais secretarias municipais, como Saúde, para mais agilidade e eficiência no atendimento dos serviços públicos à população.
Os investimentos compõem os Programas Valinhos Mais Conectada e Valinhos Educação Inovadora, com investimentos de mais R$ 10 milhões. Na área da Saúde, por exemplo, a tecnologia contempla diversos benefícios, inclusive a implantação do prontuário 100% eletrônicos dos pacientes, visando agilidade e fim da espera por marcação de consultas, bem como na prestação dos serviços públicos em geral.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos