05 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
GABINETE DA PREFEITA
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Prefeita Capitã Lucimara recebe presidente da HPE que elogia investimentos da gestão na área de tecnologia e Inovação em Valinhos

Na manhã desta quarta-feira (5), a prefeita do município de Valinhos, Capitã Lucimara, recebeu representantes executivos da empresa HPE (Hewlett Packard Enterprise), com o objetivo de apresentar o projeto de Infraestrutura Tecnológica que foi implantado na Prefeitura no decorrer da gestão para a cidade avançar como uma Smart City. Estiveram presentes na reunião, que aconteceu no Paço Municipal, o presidente da HPE, Ricardo Emmerich, o diretor de Canais e Ecossistemas, Leonardo Rangel e o gerente de contas, Luís Gomes, além dos representantes da empresa AMR, Marco Antônio, gerente de negócios e Jorge Reis, Luiz Abud e Jaddus Manga, diretores. Os secretários de Governo, Crislanio Lopes, de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, também participaram do encontro. “Queremos tornar Valinhos um case de sucesso mundial nesta área”, resumiu o presidente da HPE, Ricardo Emmerich, no término do encontro.

“Quando assumimos a gestão, esperávamos encontrar um certo patamar de tecnologia e estrutura, mas o cenário era muito abaixo do que imaginávamos. A primeira ação foi justamente a criação da Secretaria de Tecnologia e Qualidade e, com essa criação, conseguimos ir corrigindo essas falhas, sem parar com os serviços. Começamos com a infraestrutura, como internet e computador e agora estamos implementando sistemas para fazer as coisas andarem na velocidade que a população merece. O caminho da tecnologia é irreversível, fundamental e tem que acontecer em todos os processos, abrindo um leque de possibilidades que se traduzem em prestação de serviços públicos. Por exemplo, na Saúde vamos fechar 2022 com 450 mil procedimentos realizados, atendemos 12 mil alunos na Educação por mês, 3 mil na Cultura, 4 mil no Esporte, ou seja, é uma máquina muito grande com quase 3 mil servidores que precisam da tecnologia para fazer isso acontecer, tendo controle dos processos. Então ficamos muito felizes de ter a HPE como parceiros, pois precisamos de parceiros que tenham excelência na prestação de serviços, assim como nós planejamos entregar para a cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A HPE e a AMR foram grandes parceiros para a Prefeitura, que mesmo com a amplamente divulgada falta de componentes eletrônicos no mundo, afetando diretamente a entrega de Servidores, Desktops, Notebooks e periféricos, não mediram esforços em fornecer temporariamente equipamentos emprestados, para que fosse possível montar toda a infraestrutura dentro do prazo, sendo facilmente substituídos pelos equipamentos novos que estavam a caminho e em liberação alfandegária.

“Pra mim, particularmente, é um orgulho poder ver a cidade onde vivo se desenvolvendo e também um privilégio poder participar dessa transformação, ver a aplicação da tecnologia pro bem-estar de toda uma comunidade”, disse o presidente da HPE, Ricardo Emmerich.

Hoje, a Prefeitura conta com os benefícios da tecnologia da hiperconvergência, que garante um maior armazenamento e rapidez no processamento de dados e informações, segurança e proteção contra ataques e invasões e redução de custos.

Entre os benefícios da tecnologia que a Prefeitura tem hoje, estão o aumento da capacidade no tráfego de dados em 10 vezes, 150 vezes a mais na capacidade de processamento de dados, 100 vezes a mais na capacidade de armazenamento de dados, bloqueio de 10 milhões de tentativas de invasão de hacker somente no primeiro final de semana após a instalação, além de segurança e agilidade no Backup das informações. Por exemplo, um backup que demorava 35 dias agora é feito em 20 minutos.

“Um ponto importante a ser destacado é o risco que corríamos com tentativas criminosas de invasões no servidor, mas agora estamos muito bem assegurados. Toda essa revolução começou com a determinação da prefeita Capitã Lucimara para nos atualizarmos em tecnologia. Então começamos com a infraestrutura, depois soluções e agora ações efetivas”, comentou o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a tecnologia é ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma cidade, em todas as áreas que a envolvem. “Por isso, os investimentos realizados para trazer tecnologia para a Prefeitura, com certeza, é um grande avanço para todo o município”, disse.

“Com esses equipamentos, demos mais um passo no objetivo para se transformar Valinhos em uma cidade inteligente, garantindo a segurança das informações, tanto da Prefeitura como o do munícipe. Estabilidade, agilidade e melhoria significativa dos atendimentos”, comentou o secretário de Governo, Crislanio Lopes.

Local: Valinhos