16 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Prefeitura inicia estudos para criação do Parque Linear Ribeirão Pinheiros em Valinhos
Municipalidade iniciou levantamentos; projeto tem alta complexidade e vai exigir ação multidisciplinar
Visando a criação de parques lineares na cidade, a Prefeitura de Valinhos iniciou os estudos e levantamentos para elaboração de projetos de viabilidade deste tipo de corredores verdes, que estão previstos no Programa Reconecta, que foi desenvolvido dentro do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O primeiro objeto de estudo é o Ribeirão Pinheiros. O assunto, inclusive, foi levado pela Municipalidade durante a última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), que aconteceu no dia 9, para discussão sobre recursos necessários para contratação de projetos e estudos.

“É mais um dos grandes projetos que constam no nosso plano de governo. Iniciamos os estudos e os levantamentos para implantação de parques lineares em nosso município, buscando criar mais espaços de lazer, entretenimento e sustentabilidade para Valinhos”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Na fase inicial serão discutidas prioridades e analisadas as necessidades para viabilidade do parque linear do Ribeirão Pinheiros. A prefeitura destaca os principais projetos e estudos a serem elaborados: levantamento planialtimétrico; estudo de macrodrenagem; estudos ambientais de fauna e flora; estudos para recuperação de recursos hídricos; implantação de equipamentos públicos (praças, playground, pet, caminhada, paisagem); integração do ambiente urbano e natural (sustentabilidade); paisagismo e arborização urbana; e viabilidade econômica (exploração de áreas comerciais).

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso, destacou que o projeto possui alta complexidade e depende de uma ação multidisciplinar, analisando questões importantes, tais como drenagem urbana, interligação da zona central e Trem Intercidades, conexão com o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva e o aproveitamento econômico no entorno.

Os parques lineares

Os parques lineares, como o nome sugere, têm comprimento maior que a largura, formando uma ‘linha’ de área verde. São comumente construídos paralelos aos cursos d'água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos e são locais propícios as atividades de lazer, cultura, atividades físicas e rotas de locomoção não motorizadas. Também ajudam a melhorar a qualidade do ar e o microclima dos bairros, induzindo a mobilidade urbana sustentável e também, promovem a sociabilização.

Já o programa Reconecta é parte do PDUI e compreende a criação de corredores de conectividade das cidades que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC), respeitando a fauna e da flora.
Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação