10 OUT 2013
Segunda edição do Café Cultural de Valinhos homenageará MPB

No próximo dia 17, a Biblioteca Pública de Valinhos apresentará, durante a segunda edição do 'Café Cultural', música de qualidade e exposição de trabalhos artísticos em homenagem ao 'Dia da Música Popular Brasileira' (17 de Outubro). O evento será a partir das 19 horas, com entrada franca, e integra as ações da Secretaria de Cultura e Turismo para promover a visitação do espaço e encontros culturais diversificados.

Desta vez entre os convidados que irão se apresentar estão Robson Furiozo, Joadir Spillari e Paulo Bergamini, que tocarão, respectivamente, guitarra, flauta transversal e baixo acústico. Os músicos, todos do Centro Cultural 'Vicente Musselli', executarão clássicos em homenagem aos '100 anos de Vinícius de Moraes', entre eles 'Chega de Saudade', 'Pela Luz dos Olhos Teus', 'Gente Humilde' e 'Samba da Benção'.

"O compositor completaria 100 anos em 2013 se estivesse vivo, mas pode-se dizer que Vinicius se imortalizou. Suas obras continuam a serem lidas e admiradas até hoje. Suas composições sempre são interpretadas. Esta será uma grande oportunidade que homenageá-lo, pois quem contribui para a cultura nunca será esquecido. Um momento especial de levarmos à comunidade neste Café Cultural um pouco da sua arte", disse Furiozo. Vinícius faleceu em 1980, no Rio de Janeiro, sua terra natal.

Exposição – Outro artista que levará seu talento ao Café Cultural, na mesma oportunidade, será Fábio Vieira. Ele foi convidado pela coordenação do projeto para expor camisetas e telas confeccionadas com a técnica de aerografia, uma forma de arte semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos para sua execução.

O tema das peças do artista plástico também está relacionado à Música Popular Brasileira. As pinturas, em preto e branco, levarão rostos de intérpretes da MPB, como Elis Regina, Raul Seixas , Cássia Eller e também de Vinícius de Moraes, um trabalho artesanal de cerca de 4 horas de duração cada.

Os trabalhos de Fábio, inclusive, já ganharam repercussão nacional quando foram adquiridos pela produção do cantor Zé Ramalho e uma fã de Claudia Leite, ambos presenteados com camisetas que levam seus rostos. "Fiquei bem contente de expor meus trabalhos neste novo espaço, o Café Cultural, da biblioteca. É mais uma opção para os artistas da cidade mostrarem seus trabalhos", disse. A mostra de Fábio poderá ser vista até o dia 31 de outubro.

Para o secretário Wilson Ventura, o projeto Café Cultural, tem por objetivo manter viva a história de Valinhos. "É um momento em que podemos partilhar com as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e o progresso de Valinhos todas as suas experiências e com isto entender as qualidades e potenciais do município. Importante ressaltar também que esta é uma grande oportunidade que temos de divulgar e mostrar a todos a Biblioteca Municipal, espaço importante e muito rico para todos os que precisam de uma fonte de pesquisa", disse.

Saiba mais - O 'Café Cultural' foi lançado no último dia 23, quando houve a participação de Segismundo Romano José Celani, o Dino Celani, pioneiro empresário do ramo de fabricação de papel e papelão, proprietário do Cartonifício Valinhos.

2º Café Cultural - "100 anos de Vinicius de Moraes"
Dia 17, a partir das 19 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Mário Correa Lousada
Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro (Valinhos)
Fones: 3871 6022 / 3871 3972
E- mail: biblioteca@valinhos.sp.gov.br
Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.