10 OUT 2013
Prefeitura de Valinhos inicia atendimento inédito a alunos com deficiência visual

Josué Santos Costa, de 4 anos, é um garotinho franzino que adora música e vive tamboriando. Aluno do Infantil I da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Dom Agnello Rossi, no bairro Boa Esperança, Josué ficou cego aos três anos. Nesta terça-feira, dia 8, ele iniciou o atendimento com uma professora especial, contratada pela Secretaria da Educação da Prefeitura de Valinhos, para auxiliá-lo no desenvolvimento cognitivo e da autonomia.

Esse atendimento especial a alunos da rede municipal com deficiência visual teve início há três semanas e atualmente contempla 31 alunos. "A Administração Municipal se preocupa com todos os alunos, especialmente aqueles que mais precisam, e não estamos medindo esforços para oferecer atendimento integral aos alunos com deficiência nas diversas modalidades", ressaltou o secretário da pasta, Danilo Sorroce.

Além do atendimento individual ou em grupo aos alunos com deficiência visual no contraturno escolar, a professora Norma Dias Carvalho Santin, formada em Educação Especial, também oferece apoio aos professores e diretores das escolas onde eles estão matriculados.

Segundo a professora Mirian Lourdes Ferreira dos Santos, que coordena o atendimento aos alunos com deficiência na rede municipal, depois do 1º Seminário de Educação Inclusiva promovido em agosto pela Prefeitura de Valinhos e o Pró Visão – Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual, houve um aumento na detecção de alunos com esse tipo de deficiência na rede.

Mirian ressalta que nem sempre a deficiência visual é detectada com facilidade. "A casos de alunos com baixa visão que podem passar despercebidos", complementou a professora. Segundo ela, a deficiência visual se caracteriza em dois níveis: cego e baixa visão, a partir de 13 na escola snellen.

Atendimento - No atendimento com a professora especializada, além do suporte pedagógico, o aluno recebe orientações com relação as (AVDs) atividades da vida diária, como amarrar o cadarço, abotoar um botão, bem como a consciência corporal e O&M ( orientação e mobilidade). "Todo trabalho é voltado para o desenvolvimento intelectual e de autonomia", ressaltou a professora Norma.

O atendimento com a profissional é realizado uma vez por semana, com 50 minutos de duração. "Nosso trabalho é baseado a partir do laudo oftalmológico que permite detectar o prognóstico do caso. A partir dessa constatação, fazemos a avaliação pedagógica e o plano de trabalho", acrescentou a professora.

Outras deficiências - Além desse atendimento especial aos alunos com deficiência visual, a Secretaria da Educação realiza no momento o mapeamento do número de alunos com deficiência nas escolas municipais e os tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, múltiplas, autismo, altas habilidades e superdotação.

Segundo a professora Mirian, atualmente são 211 alunos cadastrados na rede municipal. "Acreditamos que este número é maior, porém as crianças ainda não foram identificadas", disse.

Mirian ressaltou também a preocupação da Administração Municipal com a formação dos profissionais da educação para o atendimento aos alunos com deficiência. "Nosso objetivo é criarmos um Centro de Atendimento Educacional Especializado para atender nossos alunos no contraturno escolar", complementou o secretário.

O trabalho com os alunos com deficiência da rede municipal conta com o apoio das secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação, além de instituições parceiras como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (APAE), a Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial Capuava (ACESA), Instituto Anne Sullivan e Pró Visão.