09 OUT 2013
Anel Viário: Tem início obra reivindicada por Clayton Machado, ainda vereador

A Concessionária Rota das Bandeiras – administradora das rodovias que formam o Corredor Dom Pedro – iniciou no último dia 4 as obras de remodelação do trevo do anel viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP- 083) que dá acesso à rodovia Francisco Von Zuben (SP-091), responsável por uma das ligações entre Campinas e Valinhos.

A efetivação dessa obra era cobrada pelo prefeito Clayton Machado desde o período em que era vereador em Valinhos. "Os conflitos de tráfego existentes no local eram motivos de grande preocupação nossa e, agora, com essas obras, deverão ser eliminados", ressaltou o prefeito, em requerimentos e moções encaminhados à concessionária.

Entre as alterações reivindicadas, está prevista a construção de sete novas alças de acesso e dois novos viadutos. Além destas intervenções, o viaduto que existe hoje na SP-083 será ampliado para o aumento do número de faixas destinadas ao tráfego que passam sob a estrutura.

O anel viário Magalhães Teixeira, que faz a ligação entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e D. Pedro I (SP-065), cortando as cidades de Campinas e Valinhos, enfrenta nos horários de pico congestionamentos na altura do trevo. "A nossa expectativa é de que, com a diminuição das interferências, os congestionamentos sejam eliminados", explica o engenheiro Abner Toledo, responsável pela obra.

Na primeira etapa do trabalho, será realizada a fundação do viaduto existente e que será alongado, sem grande impacto ao tráfego de veículos, segundo a concessionária, que garante que anunciará todas as alterações que forem necessárias no trânsito por conta das obras. A previsão é de que as mudanças no tráfego só ocorram a partir de abril, após o período de chuva. A obra por completo tem previsão de conclusão para 2015.