09 OUT 2013
Palestra com filósofo da USP comemora Dia do Professor nesta 5ª em Valinhos

O filósofo Clóvis de Barros Filho, professor livre-docente de 'Ética e Meio Ambiente' da Universidade de São Paulo (USP), estará nesta quinta-feira (10), em Valinhos, para promover a palestra 'Pensar o valor para viver bem'. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, comemora o Dia do Professor.

Na última sexta-feira, Clóvis protagonizou extraordinária entrevista no Programa do Jô (Rede Globo), que promoveu o lançamento do livro "A filosofia explica as grandes questões da humanidade". Durante a entrevista, o professor contou que foi um menino muito nerd e infeliz até os 13 anos de idade, quando descobriu sua vocação para ser professor durante um seminário escolar sobre o petróleo.

Clóvis de Barros Filho explicou que cada pessoa deve procurar a sua paixão vital. Ele contou sobre a visão dos gregos em relação ao que seria uma boa vida e conversou com Jô Soares sobre Sartre e sobre nomes importantes do pensamento filosófico mundial que apoiaram regimes autoritários.

Homenagem - "Todo dia é dia do professor, porém não poderíamos deixar em branco esta data. Além do nosso muito obrigado pelo trabalho que desenvolvem, queremos dar a oportunidade de um momento de reflexão sobre o papel de agente transformador da sociedade que os professores desempenham. E nada melhor nos dias de hoje do que refletir sobre a ética", ressaltou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.

O palestrante convidado é reconhecido nacionalmente, tem vários livros publicados principalmente com relação ao tema ética e tem uma maneira peculiar e descontraída de proferir suas palestras. "Serão abordadas questões relativas à docência no dia a dia", complementou Sorroce. Ao final da explanação, segundo o secretário, haverá sorteio de brindes entre os presentes. A rede municipal conta com cerca de mil professores.

Palestra 'Pensar o valor para viver bem'

Professor Clóvis de Barros Filhos

Quinta-feira, 10, às 16 horas