09 OUT 2013
Valinhos recebe premiação em Fórum de Tuberculose

O município de Valinhos recebeu da Coordenadoria de Controle de Doenças, por meio da Secretaria do Estado da Saúde, o "Prêmio em Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose". O reconhecimento ocorreu durante o Fórum Estadual de Tuberculose, realizado no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A seleção dos municípios que receberam este prêmio foi realizada pela Coordenadoria do Controle de Doenças, que avaliou as providências e a resolutividade dos municípios diante de casos novos de tuberculose.

Este prêmio confirma e reconhece as ações do município no controle da tuberculose por meio do Centro Especializado de Doenças Infectocontagiosas e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CEDIC-CTA), onde é realizado o tratamento dos pacientes. O tratamento é realizado por equipe multiprofissional, o que nos mantém em conformidade com os indicadores de cura e tratamento da tuberculose, preconizados pelo Ministério da Saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch e afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma desta doença é a tosse. Por isso, é importante que toda pessoa que esteja tossindo há três semanas ou mais procure uma Unidade de Saúde para realizar os exames de diagnóstico da doença.