02 FEV 2023
ADMINISTRAÇÃO
Secretário de Valinhos visita instalações da Polícia Militar de Campinas para conhecer projeto equoterapia
Representantes da Apae também participaram do encontro; objetivo é futuramente encaminhar pacientes da cidade para tratamentos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Administração, promoveu reunião com o comando do 1º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de Campinas, para conhecer o projeto das futuras instalações do Centro de Equoterapia. O objetivo é avaliar a possibilidade de futuramente formalizar convênio para o desenvolvimento de atividades, com uso de cavalos, contribuindo para o tratamento de crianças e adultos com alguns tipos de deficiências.

Agendado em novembro do ano passado, o encontro aconteceu na última quarta-feira (1º), com a presença de representantes da Apae de Valinhos. “A ideia da visita foi conhecer o trabalho em equoterapia. Há interesse da Apae neste tipo de trabalho e o BAEP já tem cavalos e cachorros. Foi uma conversa inicial”, explicou o secretário de Administração, Argeu Alencar da Silva, que organizou o encontro ainda quando era da Secretaria de Assistência Social.

Segundo o secretário, não haverá custos para o município com uma possível formalização de convênio. “No caso deste projeto, o Centro seria instalado em Campinas, mais precisamente num anexo das instalações do batalhão. O espaço físico já existe, requer alguns ajustes”, acrescentou o secretário.

Mesmo ainda sem a formalização da criação do Centro de Equoterapia, o batalhão já tem cavalos, as devidas instalações, os cuidados veterinários e alimentação para os animais pelo convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Equoterapia
Equoterapia é o método terapêutico e educacional de grande resultado que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, na área da Saúde, Educação, Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial, para tratamento de pessoas com alguma deficiência de limitações físicas e/ou mentais e que apresenta restrições pessoais e/ou impostas pelo meio em que vive.