08 OUT 2013
'Dog Show' integra programação especial de Semana da Criança em Valinhos

As atividades especiais do canil da Guarda Civil de Valinhos, conhecidas como "Dog Show" integram a programação especial da Semana da Criança. Nesta segunda-feira (7), os animais treinados foram exibidos para 400 crianças do Colégio Fundamentum, que também tem programação especial alusiva à data especial da garotada.

No trabalho sócio educativo realizado pelo grupo do Canil da GCM em várias escolas, as crianças se divertiram com as habilidades dos animais comandados pelos guardas Márcio Roberto Banhe e Marcos Vinícius da Silva, em demonstrações de 'busca', 'faro' e 'ataque'.

"Foram demonstrações bem leves. As crianças puderam avaliar e entender como funciona o nosso trabalho", disse Banhe que, assim como o colega, é um dos adestradores e condutores dos cães.

As 'estrelas' da apresentação são Escobar, um pastor Belga Malinóis de três anos, preparado para busca de entorpecentes e proteção da guarnição, e a labradora Puca, de apenas seis meses, especialmente treinada para as apresentações, e que também deu um show de alegria ao pular corda e saltar nos bambolês e outras manobras, sendo retribuída com o carinho das crianças.

Atração – Segundo a equipe do Canil, composta por seis guardas capacitados para a função e coordenada pelo GCM Leandro Pereira da Silva, o "Dog Show" de Valinhos tem sido cada vez mais solicitado pelas escolas. Além dos dois cães, outros cinco das raças pastor cinza, malinóis, labrador, doberman e rottweiler se revezam nas apresentações e também atuam no trabalho diário de prevenção à criminalidade.

"Estamos com várias apresentações agendadas e intensificando o agendamento após um período de paralisação da atividade para a reestruturação do Canil que desde o início do ano passa por novas adequações e reformas. Inclusive o espaço utilizado para o treinamento dos animais está sendo adaptado para receber uma quantidade maior de pessoas em futuras apresentações", contou o GCM Banhe.

As escolas interessadas em receber o Dog Show podem encaminhar ofício à Guarda Civil Municipal. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-2111 ou 3849-2006.

Nacional - A equipe do Canil de Valinhos participará, entre os próximos dias 16 e 18 deste mês, do 5º Campeonato Nacional de Canis de Guardas Municipais, em São Vicente. "Esta será uma importante oportunidade de mostrarmos a alta qualificação que todos temos na condução destes cães que atuam no trabalho preventivo e em ações de repressão ao crime", completou o guarda Banhe.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024