08 OUT 2013
Fundo Social de Valinhos lança projeto 'Horta Educativa' na EMEB do Capivari

O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos fez nesta segunda-feira, dia 7, o lançamento do projeto 'Horta Educativa' na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Dona Carolina de Oliveira Sigrist', no bairro rural Capivari. A atividade conta a parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura.

Segundo a primeira-dama e presidente do órgão municipal, Sueli Machado, o objetivo é fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais e culturais, além da promoção de hábitos alimentares saudáveis. "É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida", complementou.

Nessa primeira escola, o projeto atende 35 alunos do Infantil I e II e do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, com orientações teóricas e práticas, que mesclam conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. Segundo Sueli Machado, a proposta é levar esse projeto para as demais unidades de ensino do município.

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Os profissionais envolvidos com a horta foram capacitados por técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura.

Experiência única - Mudas de beterraba, cenoura, salsinha, cebolinha, chicória, alface e outros legumes e hortaliças serão plantadas nos canteiros construídos na EMEB do Capivari. Na inauguração do projeto, os alunos fizeram os primeiros plantios com o auxílio do diretor do Departamento de Agricultura, o engenheiro agrônomo Fernando Pinheiro.

A professora Conceição Scabello Belini destacou que, atualmente, mesmo morando na zona rural, as famílias não têm mais o hábito de fazer uma horta no quintal. "Queremos resgatar essa cultura incentivando os alunos e, consequentemente, os familiares. Através desse projeto é possível trabalhar de forma multidisciplinar e estimular uma alimentação mais saudável", ressaltou.

Após semear algumas sementes na horta da escola, a aluna Luiza Gabrieli Borges de 5 anos, contou que gostou da experiência. 'É legal plantar", disse.