10 FEV 2023
MOBILIDADE URBANA
Pais relatam mais segurança no trânsito após ação educativa ao redor das escolas

Além da revitalização da sinalização viária, Prefeitura de Valinhos promove conscientização dos pais e das crianças

Junto com o início do ano letivo na rede municipal, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou neste mês uma série de ações educativas no entorno das escolas para conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito no trânsito. É mais uma etapa do programa que já revitalizou a sinalização viária de vários pontos da cidade para tornar o município um exemplo em segurança no trânsito.

As EMEB’s Carlos de Carvalho Vieira Braga, Dirce Antônio, Cecilia Meirelles, Jorge Bierrenbach de Castro e Luiz Antoniazzi já receberam a ação, que foi aprovada pelos pais de alunos.

Érica de Paula, mãe de um aluno da EMEB Luiz Antoniazzi, gostou da iniciativa. “Acho essa ação importante não só para conscientizar os alunos, mas também os pais. Na vida corrida e no dia a dia, os pais acabam burlando um pouco as leis. E não é assim que funciona. Precisamos dar o exemplo para os nossos filhos. A gente precisa conversar com as crianças e os agentes de trânsito também precisam mostrar que existem regras”, comentou.

A mãe de uma aluna da mesma escola, Elaine Cristina Generoso, também acha que os pais precisam ser conscientizados. “Além de trazer educação de trânsito para as crianças, traz para os pais também, porque eu percebo que eles param em fila dupla, na vaga reservada para pessoas com deficiência e atravessam fora da faixa”, disse.

Os agentes orientam os motoristas sobre a importância da faixa de pedestres e auxiliam na travessia das crianças. Eles também recebem orientação sobre a redução da velocidade próximo as unidades e às vagas de estacionamento ao redor da escola, que devem ser respeitadas.

“Acho muito importante essa iniciativa porque também têm muitos pedestres que não atravessam na faixa”, disse a aluna Luiza Righeti, de 12 anos, que estava acompanhada da avó Maria Terezinha.

Os agentes de trânsito passarão ainda pelas EMEB’s Vice Prefeito Antônio Mamoni, Pref. Jerônimo Alves Corrêa, Pe. Leopoldo P. Van Liempt, Dom Bosco, Alice Sulli Nonato, Gov. André Franco Montoro, Marli Ap. Borelli Bazetto, Horácio de Salles Cunha e Tio Pedro Brandini.

Sinalização

Com objetivo de tornar o trânsito mais seguro e avançar na organização viária de Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou em outubro de 2022 um projeto de revitalização da sinalização de toda a cidade. A medida envolve pintura das sinalizações de solo, troca de placas, troca de semáforos dos principais cruzamentos e reserva de vagas e sinalização sonora para pessoas com deficiência.

Nas escolas, o trabalho é feito para garantir a segurança dos alunos. Mais de 20 unidades de ensino tiveram a sinalização restaurada, incluindo a implantação de vagas de estacionamento para veículos que transportam pessoas com deficiência (PCD). O objetivo é atingir a meta de 100% das escolas com vagas preferenciais.

“Valinhos é bem sinalizada e o trânsito é muito seguro e tranquilo. Inclusive, muito legal essa ação de educação no trânsito nas escolas, porque sempre acaba tendo alguns motoristas imprudentes. Mas também é legal para as crianças aprenderem o que é o certo e o errado” comentou Fernando Antunes, pai de aluno da EMEB Luiz Antoniazzi.

Local: Valinhos