08 OUT 2013
DAEV recebe 80 estudantes do 3º ano do Colégio Porto Seguro em 4 dias de visitas

Cerca de 80 alunos do 3º ano do Colégio Porto Seguro visitaram a Estação de Tratamento de Águas (ETA) II do Departamento de Águas de Valinhos (DAEV) na última semana de setembro para conferir na prática o caminho percorrido pela água que consumimos desde a captação no Rio Atibaia até os reservatórios que abastecem o nosso município.

Acompanhados de professores e monitores, os estudantes foram recebidos pela técnica em Saneamento e responsável pela recepção de visitantes da ETA II, Isabela Trombetta. Eles foram subdivididos em quatro grupos para a visita tornar-se mais produtiva.

Os estudantes foram recebidos na antessala da área de tratamento, onde Isabela passa informações sobre o ciclo da água, a importância de seu uso racional, a dispensa correta de lixo e de como o esgoto é tratado pelo DAEV na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava antes de ser devolvido ao Córrego dos Pinheiros, afluente do Atibaia.

Na sequência, os alunos percorreram o caminho que leva a água bruta, partir de sua chegada à ETA II, onde recebe cal hidratada, carvão ativado e cloreto férrico, floculação, decantação e filtragem por areia, pedra fina e grossa para depois receber cloro e flúor e seguir para o abastecimento. O assunto, já abordado em sala de aula pelos professores, ganha vida e contribui para a sua compreensão durante a visita.

A etapa seguinte é a visita à sala de controle semiautomático da ETA II, que é de onde os técnicos acessam, acompanham e fazem todos os procedimentos necessários para que a água chegue da captação no volume correto, receba o tratamento determinado pelas normas técnicas e siga para o abastecimento. É a partir deste local também que acontece o monitoramento dos equipamentos da estação.

Portas abertas – O DAEV está de portas abertas para escolas que queiram enriquecer o conteúdo de seus currículos com visitas às instalações e ensinar a seus alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais e a destinação correta de dejetos, como o esgoto.