08 OUT 2013
Prefeito diz que 1ª escola rural de tempo integral é conquista da união de forças

O prefeito Clayton Machado promoveu, oficialmente, o lançamento da primeira escola de tempo integral na área rural de Valinhos: a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Dona Carolina de Oliveira Sigrist', no bairro Capivari, que atende 149 alunos desde a Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 7.

Em caráter experimental, o período integral já vinha funcionando há um mês, com o envolvimento de 75% dos alunos do 3º ao 9º anos. No contraturno escolar, eles têm a oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, ministradas por monitores das secretarias de Cultura e Turismo e Esportes e Lazer.

O projeto inédito ainda inclui aulas de futsal, reforço escolar de matemática e português, além de oficinas de artesanato, matemática, produção de texto e informática. "Esta conquista só foi possível graças à união de forças entre o poder público e a sociedade (pais e alunos). A participação dos alunos cresce a cada diz", avaliou o prefeito.

Segundo Clayton Machado, "a partir de agora, a distância não é mais fator limitante ao acesso da garotada da área rural às atividades culturais e esportivas". A partir de 2014, o projeto será estendido a mais duas escolas rurais: a EMEB 'Tomoharu Kimbara', no Macuco, e EMEB 'Edina Aparecida Bampa da Fonseca', no Reforma Agrária. "Em longo prazo, nossa proposta é implantar o tempo integral em todas as unidades do município", afirmou.

Para o secretário da Educação, Danilo Sorroce, o período integral é mais uma ação da Administração Municipal para a melhoria da Educação. "Por meio da diversificação de atividades culturais e esportivas, também contribuiremos com o fomento de vocações entre os alunos", ressaltou.

Já para o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni – "Periquito", o projeto é "a melhor maneira de ocupar o tempo dos alunos no contraturno escolar". O secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, ressaltou que "cultura, educação e esportes caminham juntas e se completam no desenvolvimento de valores importantes. É também uma oportunidade para descentralizarmos as atividades culturais e esportivas da Prefeitura".

Apresentações e depoimentos – Após os discursos das autoridades, alguns alunos fizeram apresentações de violão e capoeira. O aluno Leonardo de Freitas Nafra (15 anos) do 9º ano participou da apresentação de violão, que aprendeu a tocar na escola. Ele também faz handebol, atletismo, tênis de mesa e teatro. De todas essas atividades, gosta mais do atletismo. Ficou em 5º lugar nos 75 metros nos Jogos Estudantis. Leonardo disse que é a primeira vez que tem a oportunidade de frequentar essas aulas. "O bairro fica longe da cidade e aqui, na escola, fica mais fácil. Pena que é meu último ano e vou pegar pouco esse projeto", lamentou.

Para a aluna Ana Carolina Almeida (15 anos) do 9º ano, o período integral permite ficar mais tempo na escola e conviver com os amigos. Ela faz aula de karatê, atletismo, dança de rua e teatro. "Eu sempre tive vontade, mas não dava porque era muito longe. Agora estou tendo essa oportunidade, e estou adorando fazer dança de rua", disse.

Elenice Maria da Silva Campo, mãe de dois filhos na escola, de 9 e 14 anos, também aprovou o projeto. "Meus filhos se desenvolveram muito. Contam em casa o que aprenderam. É um projeto bom", afirmou.

Opções culturais e esportivas - Segundo a diretora Regina Célia Santini, participam do período integral alunos do 3º ao 9º ano. Já os alunos da educação infantil e do 1º e 2º anos não foram inseridos por conta da idade.

No modelo integral, os alunos do 6º ao 9º ano entram às 7 horas e permanecem na escola até as 17h30. Já os do 3º ao 5º ano saem mais cedo, às 16 horas. Nesse período, eles recebem lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Na área da cultura, monitores do Centro Cultural 'Vicente Musselli' ministram aulas de violão, fanfarra, teatro, flauta e dança de rua. Já monitores da Secretaria de Esportes dão aulas de handebol, karatê, tênis de mesa, atletismo, capoeira, basquete, taekwondo. A secretária da Educação ainda oferece futsal, reforço escolar de matemática e português, além de oficinas de artesanato, matemática, produção de texto e informática.

Com exceção do atletismo, que é realizado no Camping Macuco, gentilmente cedido pela administração desse espaço, as demais atividades são realizadas na própria escola. "A escolha dos cursos é opcional, mas a maioria dos alunos neste momento está inscrita em praticamente todos", informou a diretora Regina.

Presenças - A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama, Sueli Machado, dos vereadores Dinho e Popó, do secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ederson Marcelo Valêncio, diretores municipais, supervisores de ensino, professores, alunos e pais.